Você está em | Home | Software | Como rodar o Windows XP em um iPad

Como rodar o Windows XP em um iPad

Compartilhe

A Apple sempre manteve o seu ecossistema fechado, restringindo o uso de softwares de terceiros em suas plataformas e sistemas operacionais. Mas até ela está se adaptando às novas regulamentações europeias.

A adoção do USB-C no iPhone (e em outros dispositivos), a aceitação do sideloading e abertura do iOS para lojas alternativas são algumas das iniciativas que confirmam essa mudança de paradigma, mesmo que de forma obrigatória.

Recentemente, a App Store permitiu a inclusão de emuladores, abrindo inúmeras possibilidades para os usuários, como jogar em consoles antigos e utilizar sistemas operacionais de outros dispositivos.

E a possibilidade de instalar o Windows XP no iPad. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

 

Tudo por conta do UTM SE

O UTM SE é um emulador disponível na App Store que permite a virtualização de diversos sistemas operacionais. O aplicativo é gratuito, porém exige um iPhone com iOS 14 ou um iPad com iPadOS 14 ou superior para funcionar.

Através do UTM SE, é possível virtualizar sistemas operacionais como Windows 7, Linux, macOS e até o nostálgico Windows XP, embora isso demande conhecimentos técnicos avançados e uma imagem do sistema desejado.

Utilizando um iPad Pro M1, o site The Verge demonstrou a instalação e funcionamento do Windows XP através do UTM SE.

O processo de instalação levou cerca de duas horas e meia, o que é um tempo relativamente normal, considerando o fato de ser um emulador.

Em um computador, com hardware adequado, o Windows XP levava muito menos tempo para ser instalado em um PC, mesmo na era dos HDs mecânicos.

 

Vale a pena usar o Windows XP no iPad?

Não. O tempo gasto no processo não se converte em usabilidade prática.

O Windows XP é sim operacional no iPad via UTM SE, mas seu desempenho no tablet da Apple é limitado. Isso acontece por causa da ausência de um compilador JIT.

Sem jailbreak, o emulador não possui um compilador Just-In-Time, o que compromete o desempenho do software de um modo geral.

E as consequências da ausência do JIT ficam ainda mais evidentes ao utilizar um sistema antigo como o Windows XP.

O resultado é um sistema operacional com performance reduzida e abertura de janelas em uma velocidade lenta o suficiente para irritar a qualquer usuário.

A configuração do emulador permite ajustar a RAM e o armazenamento do dispositivo para otimizar o desempenho, mas mesmo com essas opções, o uso do Windows XP em um iPad é mais uma curiosidade nostálgica do que uma solução prática para o dia a dia.

No final das contas, o UTM SE funciona na teoria, mas não entrega funcionalidade na prática. Para os mais nostálgicos ou para quem quer conhecer um pouco do passado tecnológico, ele pode até funcionar. Mas nada além disso.

Tudo isso mostra também a capacidade dos emuladores e dos dispositivos informáticos do presente, ao mesmo tempo que também expõe as limitações dos dispositivos modernos.

Em teoria, o iPad é potente o suficiente para rodar o Windows XP sem maiores problemas. Mas na prática, a arquitetura de hardware é bem diferente daquela estabelecida no passado, o que impõe as limitações apresentadas.

E… convenhamos: você não vai querer rodar o Windows XP no iPad.

Vai por mim.

 

Via The Verge


Compartilhe