TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como revisar e retirar permissões de acesso aos seus dados no Google | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como revisar e retirar permissões de acesso aos seus dados no Google

Como revisar e retirar permissões de acesso aos seus dados no Google

Compartilhe

Os diversos escândalos de vazamentos de dados e a nova lei europeia de proteção de dados (GDPR) fizeram com que os usuários refletissem mais sobre como é fundamental preservar ao máximo a privacidade.

Um dos pontos essenciais dentro dessa filosofia está relacionado com a maneira que concedemos acesso a outros aplicativos ou serviços através de nossa conta na Google. Muitos dos seus dados mais importantes estão lá, como e-mails, localizações, fotos pessoais e documentação salva na nuvem.

Nesse post, você vai aprender a revisar e retirar permissões de acesso aos seus dados na Google.

 

Se você é um usuário da Google, muito provavelmente você recebeu um e-mail sobre o fato da Google não ter verificados alguns serviços ou aplicativos que você autorizou em sua conta.

Tais serviços tem acesso à sua informação pessoal (que você mesmo ofereceu), mas pode acontecer que você o tenha feito por inércia, porque precisava acessar a um aplicativo ou serviço em específico, e que agora essa empresa segue tendo acesso aos seus dados atualizados.

1. Se você recebeu esse e-mail, basta clicar em Revisar a Segurança. Também é possível fazer isso clicando nesse link. Aqui, você pode fazer diversas verificações listadas a seguir.

2. Veja os dispositivos que estão ativos. Siga as recomendações da Google, especialmente no caso de smartphones ou tablets Android que você não usa e que tem serviços ativos. O mais recomendado é que você feche as contas ativas nesses dispositivos.

Você também verá quais dispositivos são usados recentemente para acessar a uma conta Google. Pode aparecer computadores, smartphones e tablets que você usa no momento. Se vê algum dispositivo não localizado, fique atento: pode ser que alguém está acessando sua conta a partir de um dispositivo não autorizado.

3. Gerencie as permissões dadas a diferentes aplicativos e serviços. Evite oferecer acesso a ferramentas que você não usa mais, especialmente se faz tempo que você não o usa. Fique apenas com aqueles que você realmente precisa no dia a dia e, especialmente, de fontes confiáveis.

4. Clique no ícone de informações para verificar quais dados cada um dos aplicativos possui acesso. Assim, você sabe quais as informações que os desenvolvedores pedem.

5. Para revogar o acesso de um aplicativo aos seus dados pessoas, clique no botão que remove esse acesso. O aplicativo vai desaparecer da lista de forma instantânea. Repita o processo para todas as ferramentas que acessam os seus dados de forma desnecessária.


Compartilhe