TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como restringir o consumo de dados móveis em modo de compartilhamento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restringir o consumo de dados móveis em modo de compartilhamento

Como restringir o consumo de dados móveis em modo de compartilhamento

Compartilhe

Neste artigo, mostramos como você pode limitar automaticamente o consumo excessivo nos dados móveis em modo tethering ou de compartilhamento. A dica é perfeita para quem está acostumado a ativar esse tipo de conectividade com outros dispositivos a partir do próprio smartphone.

Quando uma rede WiFi não está disponível, compartilhar a conexão de dados móveis é uma alternativa para manter os seus outros dispositivos (como computadores e tablets) conectados na internet. Mas é preciso vigiar como ficará o consumo de dados para não ter surpresas desagradáveis no final do mês.

Felizmente, a maioria dos smartphones conta com um recurso integrado que faz a gestão desse consumo de dados móveis em modo de compartilhamento, dispensando a necessidade de monitoramento manual dessa funcionalidade.

 

Limitando de forma automática o consumo de dados

A forma mais eficiente para evitar o gasto de dados móveis é não utilizando o recurso (e eu sei que isso é algo bem óbvio). Mas como precisamos nos manter conectados, vamos falar das outras alternativas disponíveis.

Você também pode restringir o uso de aplicativos e dados móveis em segundo plano, remover o acesso para os apps que mais consomem dados, desmarcar as atualizações automáticas por qualquer rede e evitar o streaming multimídia.

Ou deixar tudo isso de lado e usar a dica que vamos passar neste post.

Aqui, você pode determinar quais dispositivos vão receber a sua internet compartilhada, além de impedir os grandes downloads de dados dentro da sua rede compartilhada. O recurso é ativado automaticamente, ou tão logo ele identifica elevado consumo de dados por esse dispositivo.

Android, iOS e Windows oferecem essa possibilidade de restrição no consumo nos pontos de acesso com tethering, e cada dispositivo que normalmente recebe essa conexão compartilhada deve ser ajustado para as configurações que vamos passar a partir de agora.

 

Como limitar o consumo de dados no Android

  1. Acesse as configurações do seu smartphone Android e entre nas opções de WiFi.
  2. Verifique se você está conectado ao ponto de acesso móvel e toque em opções de rede avançadas (no Android conectado ao WiFi).
  3. Marque em “Medição de Rede” ou uma opção semelhante. A partir desse momento, seu celular evitará automaticamente o download de grandes quantidades de dados.

Nem todos os telefones Android incluem essa opção. Além disso, o menu de ativação pode variar.

 

Como limitar o consumo de dados no iPhone

  1. Vá para as configurações do iPhone (ou tablet, se você usa um iPad) e insira as opções de WiFi.
  2. Ligue o ponto de acesso no celular do qual você compartilha a Internet e clique no ícone “i” no iPhone para acessar as configurações avançadas.
  3. Marque a caixa de seleção “Modo de baixo consumo de dados”, ou uma expressão semelhante.

 

Como limitar o consumo de dados no Windows

  1. Conecte-se à rede WiFi do seu smartphone e clique no ícone inferior da rede na barra de tarefas, ao lado do relógio.
  2. Selecione “Propriedades”.
  3. Role para baixo até ver a configuração “Conexão limitada”. Selecione esse item.

 

Conclusão

Como você pode ver, é bem fácil estabelecer um limite para o consumo de dados quando outros dispositivos estão conectados à sua rede móvel em modo de compartilhamento.

Ou seja, basta dedicar alguns minutos para configurar os dispositivos envolvidos no processo e, dessa forma, economizar no consumo de dados no smartphone e, ainda assim, oferecer o mínimo de conectividade quando o WiFi não está disponível.


Compartilhe