Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como restaurar o Windows 10 sem formatar o computador

Como restaurar o Windows 10 sem formatar o computador

Compartilhe

O Windows 10 pode ser recuperado para o seu estado original (ou para as configurações iniciais, e não as configurações de fábrica) sem perder os arquivos ou as configurações previamente estabelecidas, e tudo isso com poucos cliques e sem a necessidade de formatar o disco ou criar um pendrive de inicialização, evitando assim a instalação limpa do sistema operacional.

Isso pode ser uma mão na roda para quem precisa resolver problemas no equipamento, mas não pode perder dados, arquivos, programas e configurações personalizadas. E a grande notícia é que agora não precisamos confundir essa função de restabelecer o sistema operacional com o recurso que restaura o Windows, que volta a um ponto anterior antes de realizar alguma mudança mais profunda no sistema, que pode resultar em algum problema.

Restabelecer o Windows 10 é basicamente reinstalar o sistema sem perder o que você já tem, e com a versão 2004 é possível fazer isso a partir da nuvem (inclusive).

Nesse post, mostramos como você pode fazer isso.

 

 

 

Como restabelecer o Windows 10 a partir da nuvem e manter os seus arquivos

 

Qualquer versão com Windows 10 com suporte pode realizar essa tarefa. Vá em Configurações (tecla Windows + I), selecione Atualização e segurança, e clique em Recuperação. Abaixo da opção de recuperação do PC, escolha comando para iniciar o processo.

Feito isso, você tem duas opções: ou manter os seus arquivos no computador ou eliminar tudo. A primeira opção permite a reinstalação do Windows 10 mantendo todos os seus arquivos, documentos, fotos e qualquer outra informação pessoal armazenada no disco rígido. Tudo vai estar no mesmo lugar de antes após o processo de restauração.

A outra opção elimina absolutamente tudo que está armazenado no equipamento. Logo, tenha muito cuidado ao escolher a segunda opção se você não realizou um backup dos seus dados.

Se você já tem o Windows 10 May 2020 Update instalado em seu computador (versão 2004), já tem ativa uma nova opção, que é o download e instalação/recuperação através da nuvem. Assim, o Windows 10 só salva no seu computador os arquivos necessários para reinstalar o sistema operacional sem precisar depender dos arquivos locais.

O recurso é muito útil se o seu sistema operacional não está funcionando bem e o recurso de restauração falhar. Porém, tal funcionalidade não está disponível no Windows 10 November 2019 Update (1909) e anteriores.

 

 

 

Como recuperar o Windows 10 se o computador não permite o início da sessão

 

É um problema que pode acontecer. E a solução é a seguinte:

 

1) Pressione a tecla Windows + L para exibir a tela de início de sessão. Aqui, pressione Shift e clique sobre o botão de liga/desliga ao mesmo tempo. Então, selecione Reiniciar.

2) Aqui, deve aparecer a tela de inicialização avançada, onde podemos escolher o item de solução de problemas e, logo depois, recuperar ou restabelecer o equipamento. Então, basta repetir os passos descritos antes.

 

Se você tem o Windows 10 2004, a melhor coisa que você pode fazer é sempre restabelecer a partir da nuvem, já que os arquivos locais tendem a falhar, especialmente se você está tentando recuperar o computador porque o sistema operacional não funciona.


Compartilhe