TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como restaurar de fábrica um celular Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restaurar de fábrica um celular Android

Como restaurar de fábrica um celular Android

Compartilhe

Em algum momento no futuro, você vai precisar restaurar de fábrica um smarpthone Android. Seja porque você vai vender ou doar o dispositivo, seja porque o telefone está com algum problema muito grave, este procedimento é executado pela grande maioria dos usuários ao redor do mundo, todos os dias.

Por isso, para aqueles usuários mais leigos ou inexperientes sobre as mecânicas e recursos do sistema operacional Android, vale a pena revisar todo o processo para restaurar de fábrica um smartphone com o software do Google.

Afinal de contas, nunca saberemos quando vamos precisar lançar mão desse recurso no futuro.

 

 

 

Como restaurar de fábrica um smartphone Android

O procedimento para restaurar de fábrica um smarpthone Android é bem simples, e qualquer usuário, independente do nível de conhecimento, consegue realizá-lo.

Mas antes de proceder com o processo de restauração, é fundamental realizar uma cópia de segurança de todos os seus dados armazenados no dispositivo, independente do motivo que o leva a realizar o procedimento. Essa é a única forma de garantir que os seus dados ficarão a salvo.

A boa notícia é que existem várias formas para realizar o backup dos seus dados armazenados no smartphone e, em sua maioria, os processos são bem simples de serem realizados. Vale a pena gastar algum tempo neste processo.

Após o procedimento de backup de dados, verifique se a bateria do seu smartphone está com autonomia de carga suficiente para executar o processo de restauração. O recomendado é que você deixe o telefone com 50% de carga ou mais para que tudo aconteça com segurança. Se você não estiver seguro sobre a autonomia do telefone, deixe o dispositivo conectado no carregador para garantir que tudo vai dar certo.

Feito isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo “Configurações”.
  2. Procure por “Sistema”.
  3. Selecione “Opções de recuperação”.
  4. Clique em “Limpar todos os dados”.
  5. O celular perguntará uma segunda vez se deseja prosseguir com a restauração (caso tenha esquecido algo). Se tudo estiver em ordem, clique em “Excluir tudo” e aguarde.

 

Se essa rota não está disponível no seu dispositivo, digite termos como “restaurar” ou “restaurar de fábrica” no buscador disponível no aplicativo Ajustes, e a opção vai aparecer.

Uma vez que você escolher a opção para excluir todos os dados, não tem volta. Ou seja, realize o procedimento consciente das consequências. Não nos responsabilizamos por escolhas indesejadas neste caso, pois o próprio Android pergunta por várias vezes se você realmente quer realizar o processo de restauração de fábrica.

Uma vez confirmada a execução da restauração, basta esperar alguns minutos, e o telefone vai voltar ao ponto onde ele estava no primeiro dia de utilização. Alguns modelos permitem que você escolha se você deseja apagar ou não os dados no armazenamento interno, mas a grande maioria dos telefones disponíveis no mercado apaga todos os dados de forma direta.

Se você vai vender ou doar esse smartphone, é altamente recomendável tomar uma medida adicional: desvincular a sua conta Google do dispositivo. Para fazer isso, vá em Ajustes > Contas > Google e elimine a conta do dispositivo antes de realizar o procedimento de restauração de fábrica.


Compartilhe