TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como restaruar a barra de tarefas do Windows 10 no Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restaruar a barra de tarefas do Windows 10 no Windows 11

Como restaruar a barra de tarefas do Windows 10 no Windows 11

Compartilhe

O Windows 11 ainda não caiu no gosto da grande maioria dos usuários, e motivos para isso não faltam. São bugs após atualizações e recursos que foram alterados e que, em casos específicos, eram bem importantes para alguns perfis de uso.

Uma das maiores fontes de reclamação dos usuários que vieram do Windows 10 e foram obrigados a migrar para o Windows 11 está na barra de tarefas. Alguns insistem em defender que o design desse elemento deveria se manter no sistema clássico que estamos acostumados a usar desde o Windows 95.

Para os mais descontentes, existe uma alternativa: o ExplorerPatcher, um software que restaura a barra de tarefas clássicas no Windows 11.

 

Tem uma galera na Microsoft que só pode ser surda…

A Microsoft já tem um histórico de não ouvir aquilo que os usuários mais desejam. Um caso flagrante desse problema de surdez já aconteceu com o Windows 8, onde o menu Iniciar foi removido para uma proposta que prometia atender os usuários de computadores desktops com telas sensíveis ao toque.

Obviamente, isso não deu certo, e o menu Iniciar clássico voltou com tudo no Windows 10. E esse (inclusive) é um dos motivos para tamanha resistência ao Windows 11.

Outro ponto de surdez da Microsoft se manifestou na insistência em simplesmente descartar uma série de computadores que contavam com especificações de hardware mais que suficientes para rodar o Windows 11, mas pela exigência do TPM 2.0, caíram na famigerada regra da obsolescência programada.

A Microsoft teve que voltar atrás de novo, e flexibilizar parte dessas especificações técnicas, para expandir um pouco o leque de computadores compatíveis e acalmar os mais descontentes.

Agora, temos a barra de tarefas do Windows 11 como alvo de pedradas dos críticos, e a Microsoft parece não saber ouvir o que o povo quer. De novo. E o jeito (pelo menos por enquanto) é utilizar um aplicativo de terceiros que devolve esse elemento ao estado original.

 

Como restaurar a barra de tarefas clássica com o ExplorerPatcher

O instalador do ExplorerPatcher exige o download de uma série de símbolos oficiais da Microsoft, e isso pode fazer com que se perda o fundo de tela ou a barra de tarefas de forma momentânea. Mas tudo volta ao normal uma vez que o explorer.exe é executado normalmente.

Na prática, o aplicativo entrega uma barra de tarefas que é quase idêntica a do Windows 10. Seu menu de configurações entrega 10 categorias de ajustes diferentes, incluindo (obviamente) os itens Taskbar e System Tray.

Assim, você pode definir o tipo de barra de tarefas que você quer, mudar a sua localização na tela (inclusive deslocando a barra para cima ou para as laterais), proibir a combinação de ícones e reduzir o seu tamanho.

Nos itens File Explorer e Start Menu, você pode desativar o novo menu contextual do Windows 11, usar diálogos do tipo legacy para transferência de arquivos, desabilitar o segmento de Recomendados no menu Iniciar ou forçar a abertura desse menu de forma direta no item Todos os Aplicativos.

Por fim, é importante mencionar que o ExplorerPatcher é uma ferramenta que não é voltada para usuários iniciantes ou com pouco conhecimento nas modificações mais aprofundadas do sistema operacional da Microsoft.

É preciso observar como o software vai se comportar após cada atualização do sistema operacional e, em alguns casos, você pode se deparar com uma tela preta no seu computador. Isso pode ser solucionado se você esperar por alguns segundos para que o ExplorerPatcher faça o download e a instalação de novos símbolos de sistema e reinicie o processo de funcionamento do arquivo explorer.exe.

Reconheço que essa ainda não é a solução ideal para quem realmente deseja ter a barra de tarefas clássica do Windows 10 no Windows 11. O mundo perfeito pede que a Microsoft ouça o clamor dos seus usuários e ofereça ao menos a alternativa para realizar a mudança para quem deseja usar um ou outro formato desse elemento no sistema operacional.

Mas é melhor do que nada. Tenho certeza que muitos usuários vão adotar essa alternativa e deixar de lado a polêmica barra de tarefas do Windows 11.


Compartilhe