TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como restabelecer o TCP/IP no Windows | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restabelecer o TCP/IP no Windows

Como restabelecer o TCP/IP no Windows

Compartilhe

O protocolo TCP/IP (tradução de Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet) é o que permite a comunicação entre os computadores que estão dentro de uma rede. Criado na década de 1970, ele controla como a informação digital se divide em pacotes, que são enviados e recebidos através dos servidores de origem e destino de forma correta.

Ou seja, é um protocolo fundamental para o bom funcionamento da internet moderna e de outras vias de comunicações entre dispositivos eletrônicos das mais diferentes categorias. E quando ele decide falhar, tem o mesmo efeito de uma roda solta de um carro durante as 500 milhas de Indianápolis.

Neste post, vamos mostrar como você pode restabelecer o protocolo TCP/IP no Windows, o que ajuda a resolver alguns dos mais sérios problemas de acesso à internet em equipamentos informáticos.

 

 

 

Mais detalhes sobre as falhas de TCP/IP no Windows

A configuração do TCP/IP é armazenada nos dispositivos locais, e ela pode ser corrompida por conta de um malware que acaba contaminando o computador e/ou o sistema operacional, uma atualização de software mais problemática, um aplicativo mais intrusivo ou um driver que entra em conflito com o Windows.

Todos esses incidentes podem resultar em um problema de comunicação entre o equipamento e os servidores, impedindo que os dados sejam enviados ou recebidos corretamente, provocando erros de direcionamento ou de resolução do nome dos domínios. No final das contas, o seu computador vai entregar como resposta um erro de conexão com a rede local ou com a internet, e você fica naufragado no meio do mar, sem saber o que fazer.

A boa notícia é que a maioria das falhas de TCP/IP podem ser resolvidas de forma bem simples no Windows 10 e Windows 11. Um único comando no console dos dois sistemas operacionais da Microsoft é o suficiente para solucionar esse problema.

 

 

 

Restabelecendo o TCP/IP no Windows

Para isso, você pode usar tanto o símbolo do sistema ou o novo Terminal do Windows. Os usuários mais veteranos já sabem utilizar o PowerShell por conta do tempo de uso dos sistemas operacionais da Microsoft, mas aqueles que nunca tiveram contato com o prompt do MS-DOS precisam ler um pouco mais sobre o assunto.

E, neste caso, estudar essas ferramentas pode ser algo muito útil na hora de solucionar problemas um pouco mais complexos.

Faça o seguinte:

  • Acesse o símbolo do sistema do Windows com a mecânica de sua preferência. Por exemplo, no buscador do Windows, digite ‘CMD’ e acesse o primeiro item que aparece nos resultados apresentados.
  • Ao entrar no CMD ou símbolo de sistema, certifique-se que você vai fazer isso através do modo de Administrador, para ter pleno acesso ao recurso.
  • No prompt de comando, digite: netsh int ip reset, e tecle ENTER.

Você vai saber se o comando foi executado com sucesso se o prompt de comando exibir os componentes da pilha do TCP/IP reiniciados com sucesso.

Feito isso, basta reiniciar o seu computador, e o problema estará resolvido, pelo menos no que se refere às falhas do TCP/IP.

Nem todos os problemas que aparecem no seu computador relacionados com a internet serão resolvidos com tanta facilidade, mas algumas dessas anormalidades de rede podem ser solucionadas com este simples comando.


Compartilhe