Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver problemas do app do YouTube nos smartphones Android

Como resolver problemas do app do YouTube nos smartphones Android

Compartilhe

Dá para dizer que 9 entre 10 pessoas usam o smartphone para assistir vídeos no YouTube. E 9 entre 10 dessas pessoas fazem isso de um smartphone Android. Logo, é fácil concluir que a maioria dos problemas que acontecem na plataforma de vídeos estão diretamente relacionados com o sistema operacional do Google.

Neste post, vamos mostrar as medidas que podem ajudar a resolver os principais problemas do YouTube nos smartphones Android. São medidas simples que podem resolver problemas complexos em poucos passos, economizando tempo e, em alguns casos, algum dinheiro, pois dispensa a intervenção de terceiros ou de uma assistência técnica especializada.

 

 

 

Reinicie o smartphone

Pode ser algo simples e besta para muita gente, mas reiniciar o smartphone pode resolver boa parte dos problemas que aparecem no smartphone, não apenas no caso do YouTube, mas para a grande maioria dos aplicativos Android.

 

 

 

Revise a conexão de internet

Em muitos casos, o YouTube pode parar de funcionar porque o smartphone não está conectado à internet, seja via WiFi, seja através da rede de dados móveis. Verifique se o dispositivo está realmente conectado na internet antes de tomar medidas mais drásticas.

 

 

 

Tente outra versão do YouTube

Vá em Ajustes > Aplicativos > YouTube e verifique qual é a versão do aplicativo. Anote esse número, e procure por uma versão anterior. Você pode recorrer ao APKMirror para essa tarefa.

Se o smartphone não deixar instalar o arquivo APK que você encontrou, dê permissão ao seu navegador para que ele possa realizar a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas.

Para isso, vá em Ajustes > Aplicativos > Acesso Especial > Instalar Apps Desconhecidos. Entre no seu navegador padrão e toque na opção Autorizar Downloads a partir desta fonte (o APKMirror é uma fonte confiável).

 

 

 

Force a suspensão do app do YouTube

Você pode ou forçar o encerramento do aplicativo do YouTube ou abrir a multitarefa do seu telefone e deslizar para cima a janela do app. Se o aplicativo estiver bloqueado, vá em Ajustes > Aplicativos > YouTube e toque no item Forçar Parada.

 

 

 

Atualize o smartphone e o aplicativo

Se o problema do app do YouTube não for algo pontual, tente atualizar o smartphone ou o aplicativo.

  • No primeiro caso, vá nos Ajustes do smartphone > Sistema > Atualizações do sistema, e verifique se existem atualizações disponíveis para o telefone.
  • No segundo caso, abra o aplicativo do Google Play > toque no seu perfil > Gerenciar apps e dispositivos > Atualizações disponíveis, e verifique se tem alguma atualização disponível para o app do YouTube.

 

 

 

Apague os dados do app do YouTube

Entre em Configurações > Aplicativos > YouTube > Armazenamento. Aqui, limpe o cache e o armazenamento do aplicativo para eliminar possíveis problemas de funcionamento do aplicativo.

 

 

 

Reinicialização forçada do telefone

De um modo geral, os smartphones reiniciam de forma forçada mantendo pressionadas as teclas liga/desliga + volume para baixo por 10 segundos, até que apareça o logo do telefone. Depois, solte os botões para que o dispositivo realize a reinicialização.

 

 

 

Restaure a sua conta Google

Para eliminar a conta Google do telefone, vá em Configurações > Contas e cópias de segurança > Contas > a conta do Gmail que você usa com o YouTube > Eliminar conta. Depois, é só cadastrar a conta novamente no dispositivo.

 

 

 

Formate o smartphone

É a última alternativa, se nada do que foi proposto antes funcionar. E antes de continuar, faça o backup de todos os seus arquivos pessoais, evitando dessa forma perder algo que é importante para você.

Dito isso, vá em Ajustes > Sistema > Opções de restauração > Apagar todos os dados (os passos podem variar, dependendo da capa de personalização do seu telefone).


Compartilhe