TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como resolver os problemas mais comuns em um smartphone com dificuldades para usar o WiFi ou os dados móveis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver os problemas mais comuns em um smartphone com dificuldades para usar o WiFi ou os dados móveis

Como resolver os problemas mais comuns em um smartphone com dificuldades para usar o WiFi ou os dados móveis

Compartilhe

Você pode ter que enfrentar a estressante situação de lidar com um smartphone que não está se comportando bem com as conexões de internet sem fio, seja via WiFi, seja com dados móveis.

Isso tende a acontecer em tempos em tempos, pois smartphones não são dispositivos infalíveis e podem apresentar problemas. Mas esse entendimento não é algo fácil de se absorver quando precisamos mandar aquela mensagem importante para o chefe, ou fazer o download daquele arquivo essencial para finalizar o projeto.

Por isso, vamos mostrar neste artigo pelo menos sete motivos para a internet sem fio apresentar problemas no smartphone e suas respectivas soluções.

 

A conexão WiFi ou a cobertura não são boas

Sem uma boa cobertura de sinal ou conexão de internet sem fio é impossível ter uma boa experiência com o smartphone. Logo, verifique se o problema de momento não se trata de algo que afeta apenas ao seu dispositivo, se tornando uma anormalidade pontual da operadora.

Também considere o tipo de telefone em questão e o tipo de conexão escolhida (2.4 GHz, 5 GHz, 4G ou 5G, pois as variáveis aqui são importantes para determinar uma maior ou menor velocidade de transmissão de dados.

 

Verifique se o problema não acontece com apenas um aplicativo

Use diferentes aplicativos no smartphone que dependem de uma conexão de internet e tente identificar se os inconvenientes ocorrem em todos ou em apenas alguns dos softwares. Vale a pena também consultar outros usuários online para saber se estão enfrentando o mesmo problema que você.

 

Você tem conexão, mas o WiFi não funciona

Ter o seu telefone conectado não necessariamente significa ter a internet WiFi nele, e isso é algo bem comum. O roteador pode funcionar normalmente, mas não transmite a conexão de dados.

Neste caso, reinicie o roteador (em muitos casos, isso é o suficiente para resolver o problema), ou entre em contato com o seu provedor de internet para discutir o problema. Em alguns casos, o melhor é trocar o equipamento por algo mais potente, com WiFi 6.

 

Restabeleça os ajustes padrão da rede

Restabelecer os ajustes do roteador para os padrões de fábrica resolve boa parte dos problemas de conexão de internet sem fio em casa, desde que você se lembre da senha original dessa rede WiFi. Cada roteador vai ter uma configuração específica, de modo que vale a pena você usar essa dica se tiver alguma experiência no assunto.

 

Você pagou a fatura?

Pode parecer algo insignificante, mas conheço algumas pessoas que ficaram sem internet em casa simplesmente porque não pagaram a conta do provedor. Isso é algo mais comum do que parece, e em tempos em que estamos correndo mais com as tarefas do dia a dia, isso pode acontecer com frequência.

 

Reinicie o smartphone e o roteador

Ao reiniciar o smartphone e o roteador, você encerra eventuais programas que podem complicar o acesso à rede sem fio no telefone, ao mesmo tempo em que resolve problemas pontuais ou temporários que atrapalham o bom funcionamento da rede WiFi.

 

Peça ajuda

Se tudo o que indicamos neste artigo não funcionar e você ainda está enfrentando dificuldades para acessar a sua rede de internet WiFi ou de dados móveis, não pense duas vezes: entre em contato com a sua operadora e peça ajuda. Afinal de contas, você está pagando pelos serviços, e é a obrigação da prestadora de serviços resolver os problemas que eventualmente podem aparecer.


Compartilhe