Compartilhe

Um dos problemas mais comuns que podem aparecer em um smartphone Android está relacionado com o sensor de privacidade. E no caso dos telefones da Xiaomi, ele está perdurando por anos, já que está presente em vários dispositivos da marca.

A falha em questão exibe a mensagem “não cubra a área dos auriculares”, impedindo assim o uso do smartphone e apresentando algumas dificuldades pontuais. Eu, que fiquei quase dois anos com o Pocophone F1, posso afirmar que o problema existe, aparecendo com certa frequência no meu antigo telefone.

Uma das formas de solucionar o problema de forma temporária é bloquear e desbloquear o smartphone. Porém, em alguns casos, a reinicialização do dispositivo era o procedimento obrigatório para que a falha não volte a aparecer por algum tempo.

Felizmente, existem soluções permanentes e mais fáceis para esse problema. E nesse post, não só vamos explicar como resolver a falha, mas também explicar por que ela está aparecendo no seu smartphone.

 

 

 

Como remover a mensagem “não cubra a área dos auriculares”

 

A forma mais rápida para resolver o problema está nas opções da MIUI, e o procedimento pode ser adotado na versão MIUI 9 ou superior. E a opção que vai tirar você do sufoco é o modo de bolso da Xiaomi, pensado para evitar a interação acidental com a tela.

A seguir, os passos que devem ser adotados para evitar esse problema:

1) Abra os Ajustes do smartphone.
2) Abra a opção de Tela de Bloqueio.
3) Vá até a opção de Modo de Bolso, e desative.

 

 

 

Por que isso está acontecendo?

 

Esse problema não tem nada a ver com uma falha do smartphone que você tem. Se fosse assim, não teria aparecido em tantos modelos diferentes da Xiaomi ou da Redmi. É um problema relacionado com o design do dispositivo, onde uma película protetora de tela impede que o sensor de proximidade funcione corretamente, exibindo assim a mensagem de erro por engano.

Quem tenta resolver siso com um bloqueio e desbloqueio da tela ou com a reinicialização do dispositivo como um todo normalmente tem sorte, pois ao mudar a posição da luz no protetor pode fazer com que o sensor não detecte a presença desse protetor. Mas esse procedimento não é uma solução factível, uma vez que é fruto de pura casualidade.

Outra forma de resolver o problema seria novamente colocar uma nova película para proteger a tela, mas dessa vez com maior cuidado na instalação para não deixar o sensor exatamente no corte onde a tela está protegida ou não.

Em outros casos mais específicos, são os cases que causam o problema. Ou seja, é preciso verificar onde está o sensor no seu smartphone para identificar a origem de um problema que pode ser imperceptível em uma simples olhada mais desatenta no dispositivo.


Compartilhe