Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o problema do fundo de tela em preto no iPhone

Como resolver o problema do fundo de tela em preto no iPhone

Compartilhe

Para quem pensa que os usuários do iPhone não passam por nenhum tipo de problemas, é melhor rever esse pensamento. A Apple não é perfeita, e o iOS está bem longe de ser um sistema operacional imune a problemas e falhas.

Ao longo dos últimos meses, compartilhamos vários problemas que foram detectados no iOS 16, a mais recente versão geral do sistema operacional voltado para os telefones da Apple. E em alguns casos, apresentamos também as soluções para esses problemas.

Dessa vez, temos uma falha um tanto quanto anormal, até mesmo para um software da Apple: o fundo de tela mudando por completo para um negro absoluto, de forma totalmente aleatória e repentina.

Vamos explicar o que está acontecendo.

 

O caso do iPhone com fundo preto

Muitos usuários estão relatando em fóruns oficiais que o fundo de tela do iPhone escolhido previamente pelo proprietário do telefone da Apple está sendo substituído por um fundo em preto. Quem sabe até mesmo você que está acessando esse conteúdo passou por isso recentemente.

O número de usuários que estão relatando essa anormalidade só aumenta nos fóruns e na página web oficial de suporte no site da Apple. E este é um problema que já existe a algum tempo no iPhone que é bem irritante para quem se depara com o cenário de anormalidade.

A falha voltou a se fazer mais presente com a chegada do iOS 16.1, e persiste mesmo com a mais recente atualização de software do iPhone, com diferentes usuários relatando o problema.

Além disso, a falha não acontece apenas e exclusivamente nos modelos mais antigos do telefone da Apple. Usuários do iPhone 12 e do iPhone 13 Pro Max também informam que a tela do telefone está ficando completamente negra de forma repentina.

Por isso, vale a pena ficar bem-informado sobre o assunto, principalmente se a falha aparece no seu telefone.

 

Por que isso está acontecendo?

Muitos usuários que passaram por isso indicam que essa falha está acontecendo por conta das mudanças que foram introduzidas no iOS 16 e que estão relacionadas com o fundo de tela e a reformulação da proposta da tela de bloqueio do iPhone.

Para ser mais específico, a falha pode estar na mudança do código de programação dessas áreas do sistema operacional, que são responsáveis pela reformulação da interface do iOS.

Outros usuários afirmam que o erro se faz presente durante a migração de fotos de um iPhone antigo para um modelo novo. E tem aqueles que alegam que o grande culpado está na equação do recurso Always On Display com os modos de concentração e a nova proposta de fundos de tela.

Como esses recursos não estão conversando bem ao mesmo tempo, o efeito colateral é a tela em preto no iPhone. Por isso, vamos focar a solução no item que pode ser desabilitado por ser menos relevante para a maioria dos usuários.

 

Como resolver o problema (por enquanto)?

A melhor forma de resolver o problema do fundo de tela em preto no iPhone (ou pelo menos aquela que se mostrou a mais eficiente) é desabilitando os modos de concentração no dispositivo.

Quem tentou essa alternativa conseguiu resolver o problema temporariamente. E essa dica vale para quem não consegue atualizar o dispositivo para uma versão superior do iOS 16, independentemente do motivo.

Outra forma considerada mais acertada para resolver o problema da tela em preto no iPhone é atualizar o dispositivo para o iOS 16.2, que foi lançada exclusivamente para resolver este problema.

E mesmo assim, os usuários que já passaram pela falha alertam que aqueles que desejam garantir que não querem mais passar por essa anormalidade, o melhor é realizar os ajustes dos modos de concentração em suas configurações personalizadas e, em casos mais extremos, desativar este recurso, mesmo depois da atualização para o iOS 16.2.

Uma vez que você atualizou o seu smartphone para a mais recente versão do iOS e comprovou que nenhum ajuste dos modos de concentração foram ajustados para as configurações padrão (deixando tudo ajustado para o modo personalizado), é esperado que o problema do fundo preto no iPhone não volte a aparecer.

E se esse problema voltar a se fazer presente, a última alternativa é procurar a Apple para tentar resolver um problema que indica ser mais sério do que se imagina.

Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe