O alarme é uma ferramenta que boa parte dos proprietários do iPhone utiliza todos os dias. E esse grupo precisa que o recurso funcione bem. O problema é que a função está apresentando falhas consideradas inexplicáveis ultimamente, tirando o sono de muita gente (ou deixando esse grupo dormindo a mais do que o necessário.
Vários usuários foram para diferentes plataformas online para compartilhar a insatisfação com o alarme do iPhone. Relatos variam de histórias cômicas de atrasos para o trabalho até momentos estressantes, com depoimentos em vídeo mostrando a preocupação em não conseguir confiar mais no dispositivo.
Vamos tentar entender como o problema está afetando os usuários do iPhone em larga escala, e apresentar algumas possíveis soluções para o problema.
Os relatos de quem viveu o problema
Um usuário descreveu detalhadamente como programou vários alarmes no iPhone e, sem o toque esperado, acordou em choque, acreditando ter dormido demais.
Uma notificação silenciosa apareceu no topo da tela, mas sem som, o que fez com que muitos perdessem o horário para o trabalho, escola ou outros compromissos importantes.
O problema não se restringe a modelos antigos. Até mesmo os modelos mais recentes como o iPhone 15 e o iPhone 16 foram afetados pela falha, gerando preocupação sobre a confiabilidade do iOS neste aspecto.
Além da inconveniência, muitos relatam que o problema afeta seu estado emocional, trazendo a sensação de insegurança ao não confiar no próprio telefone para algo tão simples e crucial em suas rotinas.
Afinal de contas, quem é que pode dormir tranquilo com a incerteza de um alarme que não está funcionando de forma plena?
O que está acontecendo?
Especialistas em tecnologia sugerem que o problema pode estar relacionado ao iOS 18, uma versão que já apresenta outros bugs, incluindo dificuldades que afetam a duração da bateria nos telefones que receberam a versão do sistema operacional móvel da Apple.
Atualizações corretivas são aguardadas para contornar a anormalidade, enquanto a solução temporária tem sido usar aplicativos de terceiros para funções de despertador.
Outro possível culpado é o novo recurso de Detecção de Atenção do iOS 18, presente no menu do Face ID e do código de acesso. Ele foi projetado para detectar se o usuário está olhando para a tela, silenciando notificações durante a interação com o telefone.
Você pode desativar o recurso para tentar resolver o problema do alarme dessa forma. Faça o seguinte:
- Vá para as configurações do iPhone.
- Selecione ID de rosto e código de acesso.
- Desative a opção Recursos de Detecção de Atenção.
Também pode funcionar desativar o recurso de Ajustes de Botões, que permite alterar o volume do dispositivo usando os botões físicos.
Faça o seguinte:
- Acesse novamente as configurações.
- Procure a seção Sons e vibrações.
- Desative a opção Ajustar com botões.
Existem outras soluções?
Levando em consideração que até o presente momento (ou até o fim da produção deste artigo) a Apple não entregou uma solução em definitivo para essa anormalidade do alarme, você pode tentar contornar o problema com as soluções a seguir.
O que temos aqui é um compilado de dicas compartilhadas por outros usuários nas redes sociais que eventualmente podem funcionar na hora de contornar o problema do alarme no iPhone. Mas não há qualquer garantia de que as dicas funcionam.
- Verifique o volume do alarme do iPhone: o volume mais baixo pode ser o motivo para o alarme não funcionar. Use o controle de volume nas laterais ou a central de controle do dispositivo.
- Verifique as configurações do alarme: em alguns casos, o erro vem de uma má configuração do alarme, como o horário correto ou a escolha de um alarme que não é recorrente nas datas de acionamento.
- Desligue os dispositivos Bluetooth: quem usa fones Bluetooth ou alto-falantes conectados ao iPhone podem ter o alarme soando nesses gadgets, mas não nos alto-falantes do telefone. Verifique se esses dispositivos estão desconectados antes de você ir dormir.
- Altere o som do alarme: selecionar um toque de alarme mais forte e claro pode ajudar a resolver. Faça o seguinte:
- Abra o aplicativo Relógio.
- Vá para a guia Alarme e selecione o alarme que deseja editar.
- Jogue Som e selecione um tom mais forte.
- Remova todos os alarmes e configure novamente: para muitos usuários, essa dica funcionou, devolvendo o pleno funcionamento do alarme. Faça o seguinte:
- Abra o aplicativo Relógio
- Role para a esquerda em cada alarme para removê-los
- Se você quiser, use a Siri para excluí-los todos de uma vez dizendo: “Mas desligue todos os alarmes”.
- Em seguida, crie novos alarmes um por um.
- Reinicie o iPhone: uma rápida reinicialização pode resolver problemas temporários de software, incluindo o alarme problemático. É uma solução prática e rápida. Não custa nada tentar.
- Atualização do iOS: verifique se a Apple já liberou a atualização do iOS que vai resolver o problema do alarme no iPhone. Faça o seguinte:
- Entre nas Configurações do iOS.
- Selecione o general.
- Em seguida, atualização de software.
- Certifique-se de que tem a versão mais recente do iOS instalado.
- Restaurar o iPhone: se tudo o que você tentou acima não funcionou, só resta restaurar o iPhone e deixar o telefone como recém retirado da caixa. Antes de seguir os passos abaixo, faça o backup de todos os seus dados:
- Vá para ajustar o seu iPhone.
- Role para baixo e jogue General.
- Na parte inferior, selecione Restauração.
- Toque em Excluir todo o conteúdo e configurações.
- Você será solicitado a confirmar que deseja excluir seu iPhone. Digite sua senha ou ID da Apple se solicitado.