Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o problema do “Aguardando essa mensagem. Isso pode demorar um pouco.” no WhatsApp

Como resolver o problema do “Aguardando essa mensagem. Isso pode demorar um pouco.” no WhatsApp

Compartilhe

Acho que todo mundo já enfrentou em algum momento na vida o problema onde o WhatsApp fica exibindo a mensagem “Aguardando essa mensagem. Isso pode demorar um pouco.”. E eu bem sei como isso pode ser algo irritante.

Mas antes que você comece a pensar que Mark Zuckerberg é um incompetente e que a sua privacidade está em risco, é importante entender qual é a raiz do problema para solucioná-lo. E, diferente do que você imagina, em alguns casos, essa mensagem aparece para proteger você.

Neste post, vamos mostrar por que o erro da mensagem que nunca chega aparece no WhatsApp, e quais são as alternativas disponíveis para contornar este problema.

 

 

 

Motivos para essa mensagem de erro aparecer

Essa mensagem aparece quando a codificação ponta a ponta dentro da plataforma de mensagens instantâneas apresenta algum tipo de falha.

Na prática, nem você, nem ninguém poderá ler aquela mensagem até que o problema de codificação seja resolvido. Se algum problema nesse processo foi detectado, essa mensagem caiu em uma espécie de limbo, para a própria segurança do emissor.

A mensagem pode aparecer quando você reinstala o WhatsApp em algum dispositivo, pois o sistema pode detectar que você mudou de telefone e, por consequência disso, de chave de criptografia.

A falha também pode acontecer porque a outra pessoa envolvida na conversa está sem se conectar na internet há muito tempo, o que exige que essa outra pessoa renove a chave de criptografia do WhatsApp para seguir utilizando o aplicativo normalmente.

Outro motivo para a mensagem aparecer é quando algum problema no modo de múltiplos dispositivos é detectado, pois a chave de codificação do smartphone pode não coincidir com aquela utilizada nas versões web e desktop.

Por fim, o erro também aparece quando você está utilizando a versão beta do WhatsApp, que pode apresentar instabilidades e problemas típicos de uma versão de desenvolvimento.

 

 

 

Como solucionar este erro?

A primeira coisa que você pode fazer ao se deparar com o problema do “Aguardando essa mensagem. Isso pode demorar um pouco.” no WhatsApp é esperar alguns minutos para que a plataforma codifique a mensagem corretamente. Além disso, certifique-se que a versão do aplicativo instalado no seu smartphone é a mais recente.

Uma alternativa é abandonar a versão beta do WhatsApp, caso ela esteja instalada no seu dispositivo. Você também pode tentar entrar em contato com a outra pessoa por uma chamada via rede móvel celular (você ainda se lembra como fazer isso?) e pedir para que ela volte a abrir o aplicativo de mensagens, pois ela está muito tempo sem se conectar à plataforma.

E se tudo isso falhar, não resta outra alternativa: faça uma cópia de segurança de suas mensagens enviadas e recebidas no WhatsApp, desinstale o aplicativo do seu smartphone e reinstale o app. Após o processo de reinstalação, o software vai perguntar se você deseja recuperar a cópia de segurança das mensagens. Então, basta recuperar o backup que você acabou de fazer.

Isso não só devolve o histórico de mensagens enviadas e recebidas no aplicativo, como também deve resolver de uma vez por todas o eventual problema com a chave de criptografia do WhatsApp.


Compartilhe