O Windows 10 continua apresentando problemas em suas últimas atualizações. O último caso de uma lista que inclui updates que eliminavam arquivos pessoais está relacionado com o antivírus pré-instalado no sistema operacional, o Windows Defender.

A Microsoft reconheceu que, ao instalar essa última atualização do Windows Defender, o sistema operacional poderia ficar travado e com sua inicialização comprometida. O problema afeta todas as versões do Windows 10 (Enterprise, Home e pro), assim como o Windows Server 2016.

 

 

Se o seu Windows 10 não inicializa, tente esse tutorial

A falha afeta todos os equipamentos que estão com a função Secure Boot ativada na BIOS (versão 4.18.1901.7). O melhor para evitar a falha é impedir que o equipamento atualize automaticamente a versão do Windows Defender.

Mas se você já atualizou o computador e começou a ter problemas de inicialização, você pode tentar esse procedimento para resolver o problema.

1. Reinicie o computador e acesse a BIOS do equipamento.
2. No menu da BIOS, desabilite a função Secure Boot. Salve as mudanças, e reinicie de novo o computador.
3. Na janela de busca, ao lado do botão iniciar, escreva CMD. Vai abrir uma janela com o símbolo do sistema. Antes de abrir tal comando, clique com o botão direito do mouse e acesse o item onde você entra como administrador.
4. Na janela em que vai aparecer, digite o seguinte comando: “%programdata%MicrosoftWindows DefenderPlatform4.18.1901-7MpCmdRun.exe” (sem aspas).
5. Espere alguns minutos antes de seguir com o tutorial. Depois, execute nessa mesma tela os seguintes comandos (lembrando, sempre sem aspas):

“sc query windefend”: aqui você garante que não vai desabilitar o Windows Defender por completo, e não deixar o seu dispositivo desprotegido.
“sc qc windefend”: aqui, ele verifica se a versão do Windows Defender instalada não é a que está com falhas, ou seja, se não é a 4.18.1901.7.

Agora, reinicie o equipamento, e volte a entrar na BIOS. Habilite de novo a função Secure Boot, e reinicie mais uma vez o dispositivo normalmente.