Como resolver o erro de expiração do tempo de espera do controlador AMD no Windows | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como resolver o erro de expiração do tempo de espera do controlador AMD no Windows | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o erro de expiração do tempo de espera do controlador AMD no Windows

Como resolver o erro de expiração do tempo de espera do controlador AMD no Windows

Compartilhe

Um dos problemas mais comuns do Windows com as placas gráficas AMD ou Radeon está relacionado com a exibição da mensagem: “Detectamos que expirou o tempo de espera do controlador do seu sistema”. Ao que tudo indica, o problema está em um erro dos drivers da AMD.

Neste post, vamos mostrar como você pode solucionar esta falha, que é genérica, ou seja, basta ter os drivers errados da AMD para se deparar com ele. O procedimento não é muito complexo, mas se você se sentir inseguro com os passos a serem executados, não hesite em procurar alguém com experiência que possa realizar essas alterações por você.

 

 

 

Como resolver o problema do controlador da AMD no Windows

Pela natureza da falha, você vai precisar de uma ferramenta que vai além dos recursos do Windows. O DDU (Display Driver Uninstaller) é uma das melhores opções. Por isso, faça o download e a instalação no seu Windows.

Depois, faça a reinicialização do Windows em modo seguro. Pressione simultaneamente as teclas Windows + R ao mesmo tempo para abrir a janela de execução de comandos, e digite “msconfig” (sem as aspas).

Ao abrir a janela de configurações de sistema, na aba de Inicialização, habilite o item que realiza a inicialização à prova de falhas e marque a opção Mínimo. Depois, clique em Aceitar.

Com o Modo Seguro do Windows ativo, execute o DDU para desinstalar os drivers gráficos do sistema. Conceda todas as permissões e clique em Aceitar nas janelas emergentes, até chegar na tela abaixo.

 

 

Agora, clique na opção Select Graphic Driver para selecionar a opção AMD. Por fim, clique em Clean and Restart, e o programa vai eliminar todo o rastro dos controladores e configurações do mesmo.

Depois do procedimento realizado, o sistema vai reiniciar automaticamente, dessa vez em modo de execução normal.

 

 

 

Instalando uma versão antiga dos controladores da AMD

De forma alternativa, você pode instalar uma versão antiga de um controlador da AMD, que pode funcionar melhor que a atual. Provavelmente a versão mais recente pode conter algum tipo de problema que resultou na falha que motivou a produção deste post.

Clique aqui para fazer o download dos drivers da AMD. O processo de instalação dos drivers é similar a qualquer outro programa que você já instalou no computador em algum momento.

Durante a instalação, é bastante provável que os monitores do seu computador ou notebook comecem a piscar por alguns segundos. E por ser um driver antigo, é possível que algum conflito seja gerado com jogos mais pesados ou títulos recentes.

 

Se tudo der errado…

Se os passos anteriores não resolverem o problema dos controladores, é sinal que o problema pode ser de hardware e, para isso, precisamos recorrer às ferramentas de diagnóstico do Windows, que podem ser acessadas pelo comando CMD.

Para executar a PowerShell, pressione as teclas Windows + X ao mesmo tempo e, depois clique sobre o Símbolo do Sistema (Administrador) ou em Windows PowerShell (Administrador).

Com a janela de execução aberta, digite os comandos abaixo, um a um, pressionando ENTER ao final de cada comando:

  • dism /online /cleanup-image /StartComponentCleanup
  • dism /online /cleanup-image /CheckHealth
  • dism /online /cleanup-image /ScanHealth
  • dism /online /cleanup-image /RestoreHealth

 

Uma vez que o processo esteja concluído, execute o último comando:

  • sfc /scannow

 

Caso contrário, acesse o CMD com execução em modo de administrador, e realize o processo de diagnóstico de hardware. O procedimento pode durar algum tempo, de acordo com a velocidade de leitura e gravação de dados da unidade de armazenamento.


Compartilhe