TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como resolver o Erro 16 do GPS no Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o Erro 16 do GPS no Android

Como resolver o Erro 16 do GPS no Android

Compartilhe

Um dos problemas mais irritantes que o Android pode entregar é o Erro 16. E se você não encarou essa falha, feliz de você.

Esse problema veio do Android Auto, mas por conta da integração com o Android, também pode aparecer no seu smartphone quando você tenta iniciar uma nova rota no Google Mapas. Ou seja, o Erro 16 pode acabar com a sua viagem de férias, complicando a sua vida na estrada.

Para que você não se perca no mundo, veja neste post como você solucionar este problema e seguir viagem sem maiores problemas.

 

 

 

Por que o Erro 16 aparece?

 

 

É tudo culpa dos serviços do Google.

Uma falha no Google Mobile Services acaba impedindo que o Google Mapas sequer inicie a rota, onde uma tela vermelha indica o tal Erro 16:

 

“O Android Auto encontrou um erro. Erro de comunicação 16 – Parece haver um problema. Quando for seguro, desconecte e reconecte o telefone.”

 

Ao seguir as instruções na tela, nada acontece, e o problema reaparece sempre que você tentar realizar uma nova rota.

As reclamações sobre este problema estão aparecendo nos fóruns de fabricantes de smartphones Android e também nos fóruns oficiais do Google, e o que se concluiu é que a falha também estaria relacionada com as funções que duplicam aplicativos no smartphone, algo que está presente em alguns fabricantes, mas que não foi previsto pela gigante de Mountain View.

 

 

 

Quais marcas estão apresentando o Erro 16?

Qualquer smartphone Android com o recurso de dual apps pode apresentar o Erro 16. Porém, a falha está aparecendo com maior frequência em smartphones da Xiaomi e Huawei.

No caso dos telefones da Huawei, a falha é bem óbvia, já que seus telefones não contam mais com os serviços do Google de forma nativa, e seus usuários acabam apelando para gambiarras e outras alternativas que acabam conflitando com as funções do GPS.

Porém, o Erro 16 também aparece em smartphones da Huawei que contam com os serviços do Google, assim como em todos os telefones do catálogo da Xiaomi.

 

 

 

Como corrigir o erro de comunicação com o Android Auto

A partir de agora, vamos mostrar algumas alternativas para corrigir o problema com o GPS que acaba gerando essa falha. Tente cada uma dessas soluções no seu smartphone.

  • A conexão entre o Android Auto e o carro: se o seu smartphone e o seu carro não conversam mais para o uso do Android Auto, o Erro 16 pode aparecer por causa do uso de um cabo não adequado. Para resolver isso, use o cabo original que veio na caixa do produto ou algum outro que você tem em casa.
  • Resolvendo o problema nos smartphones Xiaomi: nos smartphones Xiaomi, Redmi e Poco, basta desabilitar o recurso de aplicativos duplos (ciente que você vai perder os dados do segundo aplicativo). Vá em Configurações > Aplicativos > Dual Apps > Configurações e, por fim, “Eliminar conta de aplicativos duplicados”. Além disso, você precisa resolver o problema com os serviços do Google. Então, vá em Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos, toque nos três pontos e escolha “Mostrar todos os aplicativos”. Então, pesquise por Google Play Services e toque em Limpar dados e Limpar cache.

 

 

 

E nos demais smartphones?

Todo smartphone com o recurso de Dual Apps que encara o Erro 16 pode ter o problema solucionado com os mesmos procedimentos apresentados para os telefones da Xiaomi. Excluindo esses apps, você precisa reiniciar o smartphone e, se necessário, excluir os dados residentes nos aplicativos do Google.


Compartilhe