Como remover vírus difíceis no Windows | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como remover vírus difíceis no Windows

Como remover vírus difíceis no Windows

Compartilhe

O Microsoft Defender Antivirus é muito eficiente na hora de proteger o PC com Windows 10 e Windows 11 de ameaças como vírus, malwares e ransomwares, ainda mais considerando o fato de o software ser gratuito.

Ele é tão eficiente, que tem usuários que não se dão conta de que ele está ativo no sistema, protegendo tudo em tempo real e com atualizações constantes.

Mas o Microsoft Defender não é perfeito. Ele pode não remover um vírus pelos métodos tradicionais, já que algumas ameaças são mais persistentes.

O que você deve fazer neste caso?

 

Como funciona o Microsoft Defender?

O Microsoft Defender utiliza recursos como aprendizagem de máquina e análise de big data para detectar e neutralizar ameaças.

Além disso, ele se integra ao Windows para proteger tudo em tempo real, dispensando a instalação de softwares adicionais, o que simplifica a experiência do usuário.

O Defender oferece pelo menos quatro tipos de análises para detectar ameaças no Windows:

  1. Rápida: que é o que você provavelmente usou na primeira análise que não funcionou.
  2. Completa: que faz uma análise mais aprofundada e pode levar até uma hora.
  3. Personalizada: que permite escolher quais arquivos e locais você deseja que sejam verificados.
  4. Offline: que faz uma verificação offline e é recomendado para lidar com os vírus mais difíceis de remover.

Cada uma delas serve a um propósito específico, permitindo que o usuário escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades, especialmente em casos de infecções persistentes que não são resolvidas por análises normais.

Se você está com dificuldades em remover um vírus no Windows, a sua melhor alternativa é a análise offline.

Ao reiniciar o sistema e executar a análise fora do ambiente do Windows, o Defender pode detectar e remover ameaças que podem estar se escondendo ou se protegendo enquanto o sistema está em funcionamento.

Após a execução de uma análise, os usuários podem verificar os resultados acessando o histórico de proteção, que vai informar sobre ameaças detectadas e removidas, além de mostrar como está o status de segurança do dispositivo.

Dessa forma, você pode tomar medidas preventivas para evitar esse tipo de infecção no futuro.

 

Ações de manutenção do Microsoft Defender

O mínimo que você precisa fazer para proteger o seu computador e os dados armazenados nele é o básico: manter o Microsoft Defender atualizado.

O software recebe atualizações automáticas que incluem novas definições de vírus e melhorias de desempenho.

É importante lembrar que o Microsoft Defender é parte de um ecossistema de segurança mais amplo no Windows, que inclui o Firewall do Windows e o SmartScreen.

Entender uma abordagem mais abrangente para a proteção do seu computador ajuda a prevenir o sistema operacional por completo, cobrindo todas as possíveis brechas de potenciais ameaças.


Compartilhe