Início » Dicas, Truques e Macetes » Como remover uma conta Google de um smartphone Android

Como remover uma conta Google de um smartphone Android

Compartilhe

Vamos supor que você vai vender ou trocar o seu atual smartphone Android, mas não quer necessariamente restaurar para os padrões de fábrica. Pois saiba que é possível simplesmente remover a conta Google do dispositivo, e seguir em frente com sua vida.

Não é o procedimento mais recomendado, já que vários resquícios de arquivos ou informações pessoais ficarão no dispositivo. Mas isso não significa que você não possa fazer isso se quiser.

Por isso, neste post, mostramos como você pode remover uma conta Google de um smartphone Android de forma simples, prática e eficiente.

 

 

 

Antes de qualquer coisa, faça uma cópia de segurança dos seus dados

Se você realmente pretende remover a sua conta Google de um smartphone, a primeira coisa que você deve fazer é realizar uma cópia de segurança dos seus dados. Você não vai querer perder algum dado importante para a sua atividade profissional ou para os seus interesses pessoais, certo?

O Google tem como padrão deixar o backup de dados de uma conta Android ativa, mas certifique-se que os dados mais importantes que você possui em sua conta (Gmail, calendário, agenda, Google Fotos, Drive, etc) estão devidamente salvos na nuvem da gigante de Mountain View.

Ou faça o backup direto dos dados no seu computador, o que é igualmente eficiente para quem não confia no armazenamento de arquivos na nuvem.

Feito isso, chegou a hora de eliminar a sua conta Google do smartphone.

 

 

 

Como eliminar uma conta Google do smartphone

 

Agora que você tem um backup de todos os seus dados armazenados em uma conta Google (ou no seu computador, ou em um armazenamento externo), siga os passos abaixo para remover a sua conta do smartphone:

 

  1. Acesse as configurações do Android e entre na seção ‘Contas’. Dependendo do modelo do telefone, a mensagem específica pode variar.
  2. Seu Android terá uma lista com todas as contas registradas nos diferentes aplicativos. Localize a conta Google que deseja remover do telefone.
  3. Uma vez no menu da conta específica, vá até a seção de sincronização e certifique-se de que todos os serviços de seu interesse estão conectados e atualizados. Desta forma, você não perderá nenhum dado importante.
  4. Selecione o item ‘Excluir conta’ (ou ‘Remover conta’) e confirme a exclusão.

 

Isso fará com que a conta Google selecionada seja removida do smartphone. Se houver outras contas registradas, elas continuam a funcionar normalmente. Porém, se essa é a única conta da gigante de Mountain View que estava com registro, o seu smartphone Android vai funcionar de forma mais limitada, sem acesso à Play Store e com serviços como Mapas e Agenda operando de forma mais irregular.


Compartilhe