O YouTube segue com a sua cruzada contra as extensões de navegadores que bloqueiam a exibição de anúncios nos vídeos. Recentemente ela implementou um bloqueio eficaz contra o mais popular add-on para navegadores web, o AdBlock.
Como é uma corrida de gato e rato, os internautas estão compartilhando alternativas que podem ou não funcionar com os navegadores web e nas contas do YouTube que não são premium.
E como só não existe jeito para a morte nessa vida…
Neste artigo, apresentamos os principais pontos sobre essa situação e uma possível solução alternativa para contornar o bloqueio.
Contexto da situação
O YouTube confirmou que a nova política contra bloqueadores de anúncios está ativa em todo o mundo. A medida foi implementada para incentivar os usuários a assistirem anúncios ou a optarem pelo YouTube Premium, que oferece uma experiência na plataforma sem a exibição de publicidade.
Os usuários que tentam acessar vídeos com um bloqueador ativado vão receber um aviso após três tentativas de burlar o sistema. Se não desativarem a extensão ou não adicionarem o YouTube à lista de permissões, o player será bloqueado imediatamente.
O YouTube está olhando para o seu lado do negócio, que é a exibição da publicidade nos vídeos. Por outro lado, os usuários afirmam que a forma em como a plataforma joga a propaganda nos vídeos é abusiva e exagerada.
Alguns usuários mais revoltados chegam a sugerir o boicote à plataforma. O grande problema é que não existe uma concorrência efetiva para o YouTube neste momento.
A Twitch, que foi a plataforma que esboçou enfrentar o YouTube, nunca chegou perto disso. O conteúdo oferecido pelo serviço de vídeos do Google é único, e muitos usuários se sentem obrigados a se adaptar à nova realidade.
Ou será que não?
A solução proposta? Ublock!
Para aqueles que desejam continuar assistindo ao YouTube sem anúncios, uma solução alternativa é utilizar a extensão Ublock.
Alguns usuários nas redes sociais afirmam que a nova extensão funciona, desde que seja feita uma pequena alteração nas suas configurações.
Para quem está curioso em ao menos tentar (sem garantias de que vai funcionar), é só seguir os passos abaixo:
- Acesse a loja de extensões do seu navegador (Chrome, Opera ou Firefox).
- Busque por “Ublock Origin” e clique em “Adicionar ao navegador”.
- Após instalar, clique no ícone da extensão na barra de ferramentas do navegador.
- Acesse as configurações clicando no ícone de engrenagem.
- Nas configurações, localize a opção relacionada ao bloqueio de anti-adblock e desative esse item.
Isso permitirá que você continue assistindo aos vídeos sem ser interrompido por mensagens sobre o uso de bloqueadores e, por tabela, aproveitar o conteúdo do YouTube sem a publicidade veiculada nos vídeos.
Eu entendo perfeitamente a bronca dos usuários. E sei que até posso sair prejudicado com os bloqueadores, já que o canal do TargetHD.net no YouTube é monetizado.
Por outro lado, entendo que os usuários precisam ter alternativas para obter uma experiência de uso melhor e mais limpa no YouTube.
Soluções como o Ublock oferecem alternativas viáveis para contornar esses obstáculos temporários na plataforma de vídeos. Mas… vou repetir: não há garantias de que o truque desse artigo vai funcionar com todos os usuários.
E leve em consideração que o YouTube pode atualizar suas estruturas internas, e nem mesmo esse método para burlar o bloqueio de publicidade pode funcionar no futuro.
Mas você não perde nada por tentar.