Como remover o padrão de desbloqueio do Android em caso de esquecimento | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como remover o padrão de desbloqueio do Android em caso de esquecimento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como remover o padrão de desbloqueio do Android em caso de esquecimento

Como remover o padrão de desbloqueio do Android em caso de esquecimento

Compartilhe

Ainda é muito comum ver os usuários recorrendo à clássica senha ou padrão de pontos para proteger o seu smartphone, apesar dos leitores biométricos e desbloqueio facial. Nesse post, mostramos como remover o padrão de desbloqueio do telefone caso você tenha esquecido.

 

 

O problema

Usar um padrão de desbloqueio no smartphone Android melhora a segurança e a privacidade de forma simples, mas traz o notável inconveniente do esquecimento, complicando a vida de quem esquece o padrão ou a senha.

O Google soube disso, e decidiu introduzir a partir do Android 5.0 uma solução. As versões anteriores à Lollipop estão praticamente extintas, de modo que vamos mostrar a solução para as versões mais recentes do sistema operacional móvel do Google.

 

 

Google Smart Lock

 

 

Esta é a tecnologia implementada no Android 5.0 e que pode salvar a sua vida nessa situação. Este sistema permite saltar o desbloqueio do telefone quando estamos em uma localização específica, próximos de um dispositivo de segurança ou quando o sistema detecta a nossa voz.

Porém, o Google Smart Lock não faz milagres, e só funciona bem se você configurá-lo para isso. Se você configurou esta ferramenta ANTES de estabelecer um padrão de desbloqueio, aí sim ele funciona muito bem.

Alguns fabricantes como a Samsung permitem o desbloqueio da tela do Android a partir de um navegador web, com a ferramenta Find My Mobile. Ao acessar o serviço, você deve iniciar sessão com a mesma conta Samsung que você usa no dispositivo.

Por outro lado, sem o Google Smart Lock configurado, e se o fabricante do dispositivo não oferece uma solução própria, a última opção que resta é restaurar as configurações de fábrica do smartphone, eliminando todos os aplicativos e dados instalados e/ou não vieram de série do dispositivo.

 

 

Restauração de fábrica, o último recurso

Existem várias formas para recuperar um smartphone Android para as suas configurações de fábrica. A forma mais prática é acessando o menu recovery do dispositivo.

A forma mais comum para acessar o recovery do Android é mantendo pressionados os botões de liga/desliga e reduzir volume, com o telefone totalmente desligado. A combinação de botões pode variar em alguns modelos, ou seja, consulte o site do fabricante para obter instruções específicas para o seu modelo.

 

 

Uma vez dentro da tela de recovery do seu dispositivo, procure pela opção para restabelecer o smartphone para a sua configuração de fábrica. De novo: essa opção apaga com todos os dados armazenados na memória interna do telefone. Logo, use o recurso ciente disso.

 

 

O tempo do processo pode variar, dependendo do recovery e da quantidade de itens instalados ou armazenados no dispositivo. Na maioria dos casos você vai encontrar opções muito similares ao que descrevemos nesse post.


Compartilhe