O Twitter era a minha rede social preferida. Era, pois ele não existe faz tempo, já que aquela porcaria que o Elon Musk possui nem passa perto de ser a plataforma que eu tanto amava. E… acredite… eu amava a rede social do passarinho azul, muito mais do que as outras.
Desde 2008, o Twitter era uma das minhas fontes de notícias de todos os tipos (ainda é hoje, já que os Trending Topics ainda são um bom termômetro dos assuntos do momento), uma fuga para encontrar doses de humor no meio do caos e o cenário para alguns debates que antes eram mais inteligentes e menos verborrágicos.
Uma rede social que sempre considerei insubstituível, mas que as recentes e drásticas mudanças nos algoritmos transformaram em uma plataforma que se sustenta pelos discursos de ódio e preconceito.
Aí, eu fui para o Bluesky… e minha vida online ficou bem melhor.
Sinto falta do antigo Twitter
Elon Musk prometeu vencer a batalha contra os bots de spam no Twitter, autenticando todas as contas de usuários humanos. E o futuro mostrou que ele estava mentindo sobre isso.
Todas as mudanças que Musk implementou no Twitter acabou com a essência da plataforma, que era a troca livre de ideias com base nos diferentes pontos de vista.
Sem um sistema de moderação que estabeleça um limite contra a verborragia nos discursos, esse tal debate de ideias se tornou um duelo de visões opostas.
O problema é que o Twitter ainda funciona como principal fonte de informação em tempo real sobre acontecimentos globais, desde eventos em Gaza até a política nos Estados Unidos.
A natureza única da plataforma fez com que ela fosse o palco central dos principais debates globais, mas historicamente as interações diretas eram amistosas e, em alguns casos, espirituosas, com pitadas de humor.
O aumento das respostas agressivas se tornou algo flagrante na gestão Musk após a transição para o X, afastando muitos usuários da plataforma.
O Twitter precisa copiar isso aqui do Bluesky
Jack Dorsey, criador do Bluesky, já tomou medidas preventivas para deixar o discurso de ódio e a verborragia distantes de sua rede social.
Uma dessas medidas é permitir que o usuário do Bluesky remova a citação de outro usuário em uma publicação na plataforma, o que ajuda a reduzir a visibilidade de uma mensagem e a disseminação de discursos verborrágicos.
Basta selecionar o menu de três pontos na publicação e selecionar o item que desvincula a sua menção na postagem, evitando que você participe de uma debate online mais acalorado ou que seja vítima de um linchamento público.
O passo a passo é o seguinte:
- Primeiro, encontre e abra a postagem em que você foi citado. Você pode encontrá-la facilmente através da aba de notificações do app;
- Agora, toque no ícone de três pontos abaixo da citação;
- Toque em “Desanexar citação” e confirme a ação no pop-up seguinte.
A medida ajuda a reduzir o assédio online, além de melhorar o ambiente dentro da rede social, aumentando as chances de um diálogo mais aberto e saudável entre os usuários.
Sinceramente? Eu duvido que o X faça isso. Mas ao menos fica a dica para quem quer se sentir mais tranquilo no Bluesky em caso de temas polêmicos.