Como remover antigos controladores no Windows 10 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como remover antigos controladores no Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como remover antigos controladores no Windows 10

Como remover antigos controladores no Windows 10

Compartilhe

O Windows vai guardando com o tempo arquivos temporários e controladores antigos, e esses arquivos e configurações vão ocupando espaço nos discos rígidos com o passar do tempo. E não apenas pelo espaço ocupado, mas também pela queda de desempenho geral do sistema operacional, é recomendado que o usuário faça periodicamente a limpeza da unidade, eliminando arquivos desnecessários.

Porém, o que acontece com os controladores antigos de qualquer dispositivo? Será que eles interferem com a instalação de novas versões desses controles (ou até com outros tipos de periféricos que instalamos no sistema operacional)? Esse tipo de problema acontece principalmente com mouses, teclados e outros dispositivos USB sem fio que não funcionam até que você elimine os controladores antigos para instalar os novos.

Nesse post, vamos mostrar como você pode resolver esse problema. Mas antes, precisamos explicar o que são os tais controladores.

 

 

 

O que são os controladores do Windows 10?

 

Controladores são pequenos aplicativos que são necessários para conectar qualquer dispositivo ao sistema operacional, permitindo assim o seu funcionamento de forma plena. O Windows possui uma enorme base de dados com controladores para diferentes tipos de dispositivos, como impressoras, mouses, placas de som, controle USB para videogames, entre outros.

Alguns fabricantes produzem as suas próprias versões de controladores que são necessários para tudo funcionar, já que nem sempre os controladores da base de dados do Windows podem funcional com aquele dispositivo. Logo, é preciso eliminar as versões antigas e desnecessárias dos controladores, instalando outras versões próprias do fabricante.

 

 

 

Como eliminar os controladores de dispositivos antigos no Windows

 

O mais comum é que existam controladores nativos instalados e ocultos. Esses controladores ocultos permanecem no sistema, e quando se detecta um novo dispositivo, ele pode impedir a correta instalação dos novos controladores.

Primeiro, pressione a combinação de teclas Windows + R e digite o comando ‘devmgmt.msc’, para abrir o administrador de dispositivos. Dentro desse item de configuração, clique em Ver > Mostrar dispositivos ocultos.

 

 

Aqui, vão aparecer alguns dispositivos ressaltados, que são os controladores ocultos que estão interferindo com aqueles que você quer instalar ou que funcione nesse momento. Para eliminar esses velhos controladores, basta clicar com o botão direito do mouse e selecione o item para desinstalar o dispositivo.

Dessa forma, o Windows 10 vai eliminar esse controlador em questão, para que o mesmo deixe de dar problemas com os novos dispositivos que você está tentando instalar. E é isso.

Na prática, é um procedimento relativamente simples de ser realizado, mas se você tem dúvidas em como fazer, ou procure um especialista para eliminar essas dúvidas ou até mesmo realizar o procedimento por você, ou simplesmente não tente fazer. Se fizer algo errado, você pode comprometer as configurações do Windows 10, e a emenda pode ser pior que o soneto.


Compartilhe