TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como reiniciar o controlador gráfico do Windows 11 com um atalho no teclado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reiniciar o controlador gráfico do Windows 11 com um atalho no teclado

Como reiniciar o controlador gráfico do Windows 11 com um atalho no teclado

Compartilhe

O Windows 11 é um sistema operacional que, de vez em quando, tem os seus problemas (como qualquer outro). E um dos problemas mais frequentes no sistema operacional da Microsoft é quando o subsistema gráfico simplesmente congela de forma pontual.

Isso normalmente acontece durante a execução de jogos, aplicativos com grande demanda gráfica ou simplesmente enquanto navegamos pela área de trabalho do Windows 11. Isso (infelizmente) faz parte do dia a dia do sistema operacional da Microsoft, e é necessário ter uma solução prática e rápida para esse tipo de falha.

Neste post, vamos mostrar como é possível reiniciar o controlador gráfico do Windows 11 com um simples atalho.

 

 

 

A raiz do problema

O Windows é um sistema operacional gigantesco, e não é fácil garantir uma estabilidade absoluta em um software com tantos códigos. E não estou tentando defender a Microsoft neste caso. Essa é uma realidade que qualquer um que trabalhou com programação em algum momento na vida sabe bem como é.

A boa notícia é que o problema do congelamento da parte gráfica do Windows 11 não está entre os mais graves no sistema operacional, mesmo podendo resultar em efeitos colaterais como partidas perdidas ou trabalhos importantes não salvos nos editores de texto e planilhas.

E, neste caso em específico, é preciso pensar que o mouse pode parar de funcionar, mas não o teclado. O aparente congelamento do Windows 11 pode ser sanado com um atalho que pode ser digitado pelo usuário e, em alguns casos, pode resolver o problema, devolvendo a normalidade ao software da Microsoft.

E a melhor parte é que não existe apenas um atalho no teclado que pode ser utilizado para resolver o problema do controlador gráfico do Windows 11. São pelo menos duas opções que podem ser utilizadas quando a anormalidade aparecer.

 

 

 

Os atalhos do teclado para desbloquear o controlador gráfico do Windows 11

Os atalhos do teclado do Windows mais uma vez estão salvando vidas de usuários com problemas no sistema operacional. Esse tipo de solução também é útil para aqueles que simplesmente querem melhorar o seu desempenho no sistema operacional, deixando tudo mais ágil e prático no uso do computador.

Pois bem, a primeira combinação de teclas que você deve utilizar para tentar resolver o problema do controlador gráfico no Windows 11 é:

  • CONTROL + ALT + DEL

Um clássico da informática.

Com ele, você pode verificar se algum aplicativo está travando o controlador gráfico no administrador de tarefas, ou até mesmo reiniciar o computador em casos mais graves.

Mas se você só quer reiniciar o controlador gráfico do Windows 11 sem precisar tomar uma medida tão drástica quanto essa, use a combinação de teclas a seguir:

  • WINDOWS + CONTROL + SHIFT + B

Se o problema for mesmo do subsistema gráfico do Windows, a tela do seu computador vai ficar em branco por um instante, e o equipamento vai emitir um sinal sonoro. E então, o Windows 11 volta a funcionar corretamente, voltando ao mesmo ponto onde o bloqueio aconteceu.

É importante lembrar que essa não é uma solução definitiva ou com garantias de funcionamento. Se o driver da placa de vídeo estiver com problemas, só resta atualizar esse software (ou buscar uma versão que funciona perfeitamente com o seu equipamento).


Compartilhe