Como registrar fotos da tela do Windows sem usar o seu smartphone

Compartilhe

Os menos experientes nos recursos do Windows contam com muitas dificuldades em realizar as capturas de tela no sistema operacional. Existem várias formas para fazer isso, e nesse post, mostramos alguns truques para realizar a tarefa, e sem depender da câmera do smartphone.

Saber como realizar o registro de uma tela do Windows pode ser importante para ilustrar aquele post em um blog ou um trabalho escolar ou de faculdade, mas também é bem vindo para quem quer registrar a imagem de um determinado conteúdo que não pode ser obtido com muita facilidade com fontes e formatos específicos.

E conhecer alguns truques nesse sentido nunca é demais, pois não sabemos quando vamos precisar explorar essa habilidade no nosso dia a dia. Aliás, no mundo que vivemos hoje, conhecimento nunca é demais.

Todos os processos são bem simples, e os mais veteranos com certeza conhecem o procedimento padrão: pressionar a tecla PrtScr, abrir o Paint (ou qualquer outro editor de imagem) e colar a imagem que foi copiada. Porém, existem outros métodos ainda mais diretos e precisos para realizar a tarefa.

 

 

 

Captura e Esboço

 

O Windows 10 tem um programa especialmente dedicado para capturas de telas e anotações na imagem, chamado Captura e Esboço. Para usar a ferramenta, basta pressionar a tecla Windows e digitar o nome do aplicativo, ou pressionar de forma direta a combinação de teclas Windows + Shift + S.

De forma direta, vai aparecer o nome do aplicativo na lista de apps (se você optou por digitar o seu nome) ou a barra de funções do aplicativo (se você optou pela combinação Windows + Shift + S). Com o aplicativo aberto, você segue os passos para escolher o tipo de recorte necessário. Selecione o que será copiado da tela, e salve a imagem de forma automática.

 

 

 

Barra de jogo

 

Basta pressionar as teclas Windows + G para ativar a Barra de Jogo do Windows 10. Aqui, clique no botão de captura de tela que aparece nessa barra e siga os passos indicados.

 

 

 

 

Salvar telas em série

 

É algo bem prático, principalmente quando você quer capturar fotogramas em algum vídeo, algo bem vindo para os youtubers que querem fazer miniaturas do seu vídeo. Basta manter aberto o vídeo em questão na tela completa e pressionar ao mesmo tempo as teclas Windows + PrtScr.

De forma automática, será criada uma pasta com o caminho Imagens > Capturas de tela, e todas as vezes que você pressionar essa combinação de teclas será gerado um arquivo .png com a captura de tela do vídeo em questão.

 

 

 

Use um programa dedicado

 

Com os atalhos para captura de tela devidamente apresentados, você não precisa utilizar um programa adicional para essa tarefa. Mas é sempre bom ter alguma alternativa gratuita desenvolvida especificamente para esse comando. O problema é que muitos deles chegam com softwares adicionais e publicidade que, em muitos casos, não são muito bem vindos.

A boa notícia é que existem várias alternativas, e a grande maioria delas permitem inclusive a gravação do conteúdo da tela em vídeo. A seguir, apresentamos alguns desses programas.

 

Apowersoft.

DuckCapture.

Grabilla.

Icecream.

LightShot.

Monosnap.


Compartilhe