Como reduzir o volume do Android abaixo dos níveis padrão

Compartilhe

Não estranha esse post. Provavelmente um dia você vai precisar baixar o volume do Android abaixo do normal em algum momento da sua vida. Por algum motivo não explicado, os desenvolvedores do sistema operacional delimitam esses níveis em função das teclas físicas, onde entre uma pulsação e outra do botão (15 pulsações no total) há uma margem que não é aproveitada, o que acaba irritando em algumas situações.

Por exemplo, você vai dormir e quer ouvir um programa de rádio, podcast. Decide colocar os fones de ouvido, e abaixa o volume ao máximo para ter uma noite agradável. Eu mesmo faço isso: adoro dormir com alguém falando o tempo todo no meu ouvido (podem me chamar de estranho, mas tem gente que fica o dia inteiro jogando no smartphone ou gravando vídeos para o TikTok, e eu nunca critiquei).

Mesmo assim, o volume continua alto. Então, você abaixa mais um ponto de volume… e acaba silenciando o áudio. Não há margem entre o último nível e o silêncio. Por que?

Porque alguns desenvolvedores de software são especialistas em querer manter os usuários irritados por algum motivo, seja ele qual for. O menor motivo do mundo serve. E o ajuste de áudio no Android é um desses motivos para tentar tirar do sério um grupo de pessoas que só querem viver as suas vidas em paz e dormir com o mínimo de áudio possível.

Alguns reprodutores de áudio do Android permitem isso. Já em outros, isso é impossível. Mas existem algumas formas de contornar esse problema. E é por isso que esse post existe: para ajudar aos usuários que sempre quiseram reduzir um pouco mais o volume do áudio dos seus dispositivos entre o mínimo e o silêncio.

Um problema muito específico, para um grupo muito específico. Mesmo assim, é algo que pode ser solucionado com uma pequena ajuda.

 

 

 

Como reduzir o volume no Android abaixo dos níveis padrão

 

Isso pode ser alcançado de diferentes formas, indo da mais simples até a mais complexa. Bom, vamos para a mais simples, que envolve o uso de um aplicativo para resolver o problema.

Vários aplicativos no Google Play pode gerenciar o áudio no Android. O app que recomendamos nesse post é um dos mais simples, mas conta com opções para realizar ajustes e preferências. Para o que precisamos aqui, o Precise Volume (+ EQ/Booster) funciona perfeitamente. Ele é gratuito mediante publicidade que pode ser removida na versão paga, mas para essa situação, você não precisa pagar nenhum centavo.

 

 

Com esse aplicativo, último nível de volume no Android antes de silenciar o dispositivo vai marcar 24%, o que significa que você ainda tem mais 24 pulsações antes de silenciar o áudio do telefone.

E a pergunta que fica é: por que o Android não permite fazer algo assim, nem mesmo com os controles touch do volume? E não adianta me pedir a resposta, pois eu não sei.

De qualquer forma, se você adora ouvir música, rádio ou podcast com os fones de ouvido enquanto dorme, essa é uma solução para garantir uma noite de sono mais tranquila.


Compartilhe