Como reduzir o vício no smartphone com a tela em preto e branco

Compartilhe

Fato: se você quer ser produtivo na vida, não pode ficar com os olhos presos na frente do smartphone o tempo todo. A não ser que o seu trabalho dependa disso, é claro. Caso contrário, é importante começar a adotar mecanismos e práticas que reduzam o tempo que você fica usando ou consultando o telefone.

Todos os dias, recebemos vários tipos de distrações através do smartphone. E-mails, chamadas, mensagens, artigos, vídeos e vários outros eventos. Tais intervenções roubam o nosso tempo de trabalho e resultam em mais tempo gasto olhando para uma pequena tela de um dispositivo móvel.

Algumas pessoas são viciadas no smartphone, tanto para verificar a cada cinco minutos se recebeu novas mensagens como para passar horas navegando na internet, acessando as redes sociais ou jogando games.

Essas pessoas precisam de ajuda para reduzir o uso do smartphone em sua rotina diária. Mas… como ajudar? O que pode resolver?

 

 

 

Tudo preto no branco

 

Uma das maneiras para ajudar a reduzir a dependência de algumas pessoas no uso do smartphone é deixando a tela em preto e branco. Os fabricantes dos smartphones mais modernos estão incluindo um recurso que deixa a tela em uma escala de cinza, o que torna bem menos interessante o uso de aplicativos que são iminentemente visuais, como são os casos do YouTube ou do Instagram.

As cores oferecem um reforço positivo no cérebro, que é instintivamente atraído pela cor e pelo brilho em qualquer coisa. E isso é algo normal em qualquer ser humano. Tanto, que o cinema passou por uma revolução quando os criadores passaram a adotar os filmes em colorido.

Se você sente que está utilizando o smartphone por muito tempo, pode valer a pena adotar o preto e branco na exibição da tela. Cada fabricante tem a sua forma de oferecer esse recurso nas suas configurações, mas vamos deixar a seguir a rota de referência mais comum para iOS, Android e smartphones Samsung e, dessa forma, você pode realizar as configurações necessárias.

iPhone : Ajustes> Acessibilidade> Tela> Filtros de Cor
Android : Configurações> Bem-estar digital> Modo de suspensão (definido por horas e intensidade)
Samsung : Configurações> Bem-estar digital> Relaxe

 

Lembrando sempre que os fabricantes podem apresentar formas diferentes para realizar os ajustes de tela para o preto e branco. Logo, vale a pena consultar o manual técnico do seu fabricante para não perder muito tempo tentando localizar essa funcionalidade. De um modo geral, as rotinas indicadas acima são parecidas em diferentes dispositivos.

Uma forma de agilizar o processo é usar a barra de busca nos ajustes do smartphone: procure por termos como cores, escala de cinza, modo descanso, entre outros.

Outra alternativa interessante e que pode ser adotada para reduzir o uso do smartphone é adotar o Modo Leitura, que está presente em praticamente todos os smartphones lançados nos últimos anos. Esse modo reduz o brilho do smartphone, além de eliminar as notificações, o que reduz as interações e deixando o uso do dispositivo algo menos atraente.


Compartilhe