Como reduzir o consumo de memória no Google Chrome | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como reduzir o consumo de memória no Google Chrome | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reduzir o consumo de memória no Google Chrome

Como reduzir o consumo de memória no Google Chrome

Compartilhe

O Google começou a testar um novo recurso, o Tab Freeze, que tem como objetivo reduzir o consumo de memória no Chrome (aka o devorador de RAM).

O Google Chrome é quase perfeito, inclusive no desempenho. Porém, há muito tempo ele deixou de lado o seu aspecto minimalista, e virou uma plataforma completa, com aplicativos. E as abas em processos independentes consomem muito recurso, mesmo que sejam poucas abas.

Porém, o sistema Site Isolation implementado pelo Google para proteger o navegador de ataques de canal lateral e vulnerabilidades de execução especulativa de processadores Spectre criaram mais processos de renderização e compensação para manter o desempenho, aumentando em até 13% o consumo de recursos adicionais.

 

 

Como reduzir o consumo de memória no Chrome

O Google conseguiu reduzir o consumo de recursos no Chrome em 50% (versão Chrome 55), mas ainda é um problema para computadores básicos, com 4 GB de RAM ou menos.

Agora, o Google começou a testar o recurso Tab Freeze, que é uma melhora em relação ao descarte automático de abas não utilizadas no navegador. O recurso foi habilitado no Chrome 79 Canary e deve chegar em breve na versão estável, mas você já pode testar a funcionalidade.

1. Digite “chrome://flags” (sem as aspas) na barra de navegação para acessar as funções ocultas/experimentais do navegador.
2. Procure por Tab Freeze e clique no menu para ver as suas opções.

 

 

 

Você pode ajustar melhor a carga das abas para uma experiência de uso mais rápida e fluída. O consumo de recursos do Chrome é substancial ao seu uso por várias otimizações implementadas. Revise outros aspectos gerais que podem resultar em uma redução de consumo de recursos de forma mais eficiente.

A conversão na plataforma de aplicativos web (incluindo as progressivas) permite seguir executando aplicativos em segundo plano de forma permanente, inclusive depois de fechar o Google Chrome, o que aumenta o seu consumo de recursos. Você verá o Chrome ativo na barras de ferramentas. Se você não precisa mais dele, entre em Configurações > Sistema e desabilite essa opção.

Você também pode revisar outros aspectos, como:

– Elimine extensões do navegador: algumas são muito úteis, mas outras aumentam o consumo de recursos. Vá em Configurações > Extensões, e elimine aquelas que não são necessárias.

– Elimine páginas em segundo plano: se você não utiliza recursos offline no Google Drive, vá nas configurações de armazenamento na nuvem do Google e desabilite o recurso.

– Selecione a execução de plugins: acesse Configurações > Privacidade > Configuração de Conteúdo > Complementos e marque a opção que permite quando você vai executar o conteúdo dos plugins. Isso evita que plugins de grande consumo carreguem automaticamente em segundo plano em todas as páginas.

– Limite o número de abas abertas: se você quer economizar o consumo de RAM e CPU, limite o número de abas abertas, pois cada uma é um processo em separado, obrigado o consumo de muitos recursos do computador.


Compartilhe