Como reduzir as animações no iOS para economizar bateria no iPhone

Compartilhe

O iOS é um sistema operacional muito bem cuidado e protegido pela Apple. Todo o esforço por otimização do software em função do hardware tem como principal objetivo entregar uma experiência de uso muito bem ajustada para todos os usuários do iPhone, mesmo com dispositivos com especificações técnicas diferentes.

A influência do iOS no Android nesse aspecto é grande. Na verdade, o Google praticamente calcou as animações do Android 10 inspiradas no sistema operacional móvel da Apple com muita competência. Porém, nem tudo é perfeito nesse mundo, e depois de um tempo utilizando intensamente o iPhone, é possível que essas mesmas animações que chamam a atenção dos usuários resultem em algumas dificuldades de na hora de exibir algumas dessas animações.

Pois bem, reduzir a influência dessas animações é uma grande ideia para economizar recursos e, em alguns casos, o consumo de bateria do dispositivo.

Não é tão simples encontrar esses ajustes no smartphone, mas podemos dar o caminho das pedras para você. Nesse post, mostramos como desativar as animações no iPhone. E ensinamos como fazer isso em um processo que não vai durar mais do que cinco minutos.

 

 

 

Como desativar as animações no iOS

 

O iOS tem muitas animações. Praticamente todo movimento realizado no sistema operacional vem com uma animação, o que pode ser um problema para os dispositivos mais antigos. Para resolver isso, precisamos ir até o item de ajustes do iOS.

Em Acessibilidade, você pode controlar várias funções que podem influenciar positivamente no desempenho do seu iPhone. Para chegar até esse item, é preciso ir em Ajustes > Acessibilidade.

Apesar desse menu ser pensado em funções específicas para facilitar a vida das pessoas com funções limitadas e algum tipo de deficiência, é possível encontrar configurações interessantes, como o Face ID e os recursos de Movimento. Toque nessa opção, e vai abrir um pequeno sub-menu, com três opções:

 

– Reduzir movimento
– Efeitos automáticos em mensagens
– Pré-visualizar vídeos automaticamente

 

O item que estamos procurando nesse momento é o Reduzir Movimento. Ao ativar essa função, boa parte das animações do sistema operacional será minimizada, incluindo os efeitos de parolagem nos ícones. Também é possível ativar o item que ativa a transição gradual, que reduz as animações dos controles da interface do usuário.

Como o iOS não é como o Android, ele não desativa por completo as animações, mas reduz as mesmas ao mínimo, dando uma maior sensação de velocidade e liberdade ao sistema, uma vez que ele não precisa movimentar tanto conteúdo.

E assim, o seu iPhone mais antigo deve ter alguma melhora no desempenho geral. Não resolve o problema nos casos mais sérios, mas ao menos ajuda a deixar a sua experiência um pouco melhor.


Compartilhe