Compartilhe

O touchpad é um elemento genial, que chegou ao nosso mundo para dispensar o uso de um mouse em um notebook. Confesso que eu ainda uso o mouse com o meu computador portátil por uma questão de produtividade (para mim, funciona melhor essa combinação), mas isso não quer dizer que eu desprezo o invento.

Pelo contrário: o touchpad é excelente para quem busca e precisa de uma maior mobilidade com o notebook. É um item a menos para carregar na mochila, e cumpre bem o seu papel para a maioria dos seus usuários.

Porém, ele não é perfeito. O touchpad pode assimilar características mutantes bizarras, resultando em uma desconfiguração completa no computador do pobre coitado usuário, que não faz a menor ideia do que aconteceu. Por isso, vamos deixar nesse post algumas dicas que podem trazer o elemento de volta à vida.

Não são procedimentos muito complicados para serem realizados, mas é preciso ter uma boa dose de atenção por parte dos usuários menos experientes, pois se a configuração não for feita da forma correta, o desastre pode ser ainda maior.

 

 

 

Use a tecla FN

 

O touchpad pode desativar quando, por exemplo, você usa a tecla FN para ativar o WiFi do seu computador. A tecla de função adicional está disponível na maioria dos notebooks, e é possível trazer a vida de volta ao touchpad usando ela com uma combinação de uma tecla de comando (FN + F7, por exemplo). Verifique qual é a combinação compatível com o seu computador, mas não se esqueça que uma delas desliga a tela do seu notebook, o que pode complicar ainda mais a sua vida.

 

 

 

Elimine outros controladores do mouse

 

Alguns controladores de alguns fabricantes de mouse desabilitam de forma automática o touchpad. Para eliminá-los, vá no Administrador de Dispositivos (teclas Windows + R) e digite ‘devmgmt.msc’ no campo de busca. Depois, vá na seção correspondendo ao mouse, clique na flecha para ampliar a categoria e elimine todos os controladores disponíveis até que o touchpad volte a funcionar. Caso contrário, reinicie o Windows depois de eliminar todos os controladores.

 

 

 

Atualize o controlador do touchpad

 

No mesmo Administrador de Dispositivos do item anterior, localize o touchpad (normalmente tem o nome da marca do notebook), clique com o botão direito do mouse sobre esse item, e escolha a opção para atualizar o controlador. Ter a última versão desse software deve resolver o problema.

 

 

 

Habilite o touchpad nas propriedades do mouse

 

O Administrador de Dispositivos pode não funcionar, mas as propriedades do mouse deve resolver. Digite ‘mouse’ na barra de buscas do Windows 10, e entre nas configurações do item. Procure pelo touchpad e clique no botão correspondente para ativar o dispositivo.

 

 

 

Desabilite a tela touch para notebooks híbridos

 

Se o seu notebook é um híbrido (notebook e tablet com tela touch), é possível que o serviço de entrada de tela touch (responsável pelo controle da funcionalidade do lápis ótico) esteja interferindo com a tela touch. Para desativar o serviço, pressione as teclas Windows + R, e digite ‘services.msc’ no quadro de busca. Procure pela janela que vai abrir os serviços “TabletInputService” ou “Tablet PC Input Service”, clique com o botão direito do mouse e remova esses itens.


Compartilhe