Compartilhe

whatsapp

 

Talvez em algum momento você tenha apagado conversas do WhatsApp (consciente ou inconscientemente) e dias depois precisou recuperar seu conteúdo, tanto escrito como multimídia. Aí bate o arrependimento.

Mas sempre tem como recuperar mensagens e imagens do WhatsApp no Android e iOS. E é isso o que vamos dissertar nesse post.

 

Recuperar mensagens do WhatsApp no Android

 

Primeiro, devemos ter em conta que o WhatsApp permite ativar a opção de criar diariamente cópias de segurança dos chats, sempre às 2h da manhã, de modo que tudo fica armazenado no Google Drive e nos arquivos de cópia de segurança do WhatsApp.

Logo, se algo for apagado antes da cópia de segurança desse dia, seu conteúdo fica perdido para sempre. Se você apagou dias antes, ainda existe como recuperar.

Conecte o seu smartphone ao computador via cabo de dados, e busque a pasta WhatsApp. Nela, acesse a pasta de cópias de segurança com o nome “mgstore.db”. Os arquivos contam com a data correspondente de sua última criação, de modo que poderemos extrair da data exata para acesso dos arquivos que vimos no smartphone.

Depois de selecionar o arquivo, basta clicar em Restaurar, e esperar que se configure tudo de novo, recuperando assim as mensagens perdidas.

É importante ter em conta que as mensagens posteriores se apagarão, mas uma vez que salvamos o que precisamo recuperar, podemos voltar para  a última cópia de segurança vigente.

 

 

Recuperar mensagens do WhatsApp no iOS

 

Aqui, o procedimento é diferente, já que precisamos de um software específico para concluir a tarefa, uma vez que os históricos de chat do WhatsApp ficam ocultos na tela de segurança do iTunes.

Uma vez com a ferramenta, execute o software de recuperação. Independente da escolha, faça uma cópia de segurança no iTunes.

Selecione o arquivo a ser recuperado da cópia de segurança do iTunes, e pronto.

 

 

Mais vale prevenir do que remediar

 

São duas das alternativas mais simples para recuperar as conversas perdidas do WhatsApp.

Mas o melhor mesmo é não eliminar conversas e históricos que podem ser úteis no futuro. Mande as conversas por e-mail ou baixe as imagens e salve no computador ou unidade externa.

Nunca se sabe quando precisamos buscar alguns desses dados no futuro.

 

Também é possível recuperar dados de dispositivos móveis com a ajuda de aplicativos de terceiros, como é o caso do EaseUS MobiSaver Free, da EaseUS. É um software bem intuitivo e funcional para essa tarefa.


Compartilhe