Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como recuperar documentos removidos do Google Docs

Como recuperar documentos removidos do Google Docs

Compartilhe

O Google deixou de ser um mero buscador web há muito tempo, e é hoje um verdadeiro universo de ferramentas e soluções para atender as necessidades de diferentes perfis de usuários. Hoje, vamos nos centrar em um truque de um dos seus aplicativos mais utilizados, o Google Docs.

O processador de textos do Google que funciona na nuvem permite a criação e armazenamento automático de documentos na nuvem. É uma solução interessante para quem não quer pagar o Microsoft Office e para criar documentos colaborativos com outros usuários. Além disso, é a solução perfeita para quem usa um Chromebook ou um notebook com Chrome OS.

Porém, você pode perder um documento produzido e salvo no Google Docs, apesar do serviço ser na nuvem e, teoricamente, salvar os progressos e alterações no documento o tempo todo. Por exemplo, você pode ficar sem internet durante a viagem, e aquele progresso realizado pode ser perdido no meio da viagem (ou da produção do texto).

Ou pior: você pode perder o arquivo por completo, também por causa das falhas de conexão com a nuvem.

O que fazer nesse caso? Como recuperar um arquivo removido do Google Docs?

Vamos responder a esta pergunta a partir de agora.

 

 

 

Como recuperar um documento removido no Google Docs?

 

 

Na tela principal do Google Docs, você tem os documentos recentes e alguns modelos oferecidos pelo próprio programa, para que você possa criar documentos específicos mais rapidamente. Algo que está disponível em qualquer processador de textos que você encontra no mercado. Porém, de forma visível ou de fácil acesso, não existe nenhuma opção para recuperação de documentos apagados ou eliminados.

Porém, para tudo na vida existe uma solução (com exceção para a morte e alguns sistemas operacionais desenvolvidos pela Microsoft, é claro). Existe sim uma forma para recuperar os documentos que foram apagados no Google Docs e de outros programas que fazem parte do Google Suite, como Sheets (Planilhas) e Slides (Apresentações).

Os documentos que você apagou do Google Docs não são eliminados de forma direta. Tal e como acontece com os seus arquivos do Windows, eles vão para a lixeira de reciclagem do Google Drive. O mesmo acontece também com as fotos eliminadas pelo Google Fotos. E, no final das contas, o Google Drive atua como “centro nervoso central” de todos os aplicativos na nuvem do Google. Ou, nesse caso, uma “central de reciclagem”.

Dito isso, é simples: para você recuperar um arquivo removido do Google Docs, basta você abrir a sua conta do Google Drive, procure pela opção de Lixeira ou Trash, que está localizado no menu do lado esquerdo da tela. Aqui, todos os documentos, planilhas de cálculo, apresentações, fotos e qualquer outro arquivo removido de algum app na nuvem do Google estão devidamente armazenados, para ajudar aos usuários que decidem mudar de ideia.

Uma vez localizado o documento a ser recuperado, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher a opção Restaurar ou Restore no menu contextual que vai aparecer.

Agora, se você quer apagar o arquivo de vez e sem voltar atrás, basta escolher a opção “apagar para sempre”. Mas escolha essa opção com sabedoria, pois uma vez selecionada, não tem mais volta.


Compartilhe