recuperar dados

 

As cópias de segurança são tarefas de manutenção consideradas essenciais em qualquer equipamento informático. É sempre melhor prevenir do que remediar, e em caso de desastres é sempre possível restaurar os arquivos e/ou o sistema operacional de forma rápida e segura.

Todo mundo sabe disso na teoria, mas na prática algo dá errado em algum momento durante o uso. Nesse post, vamos mostrar como é possível recuperar esses dados.

 

 

Alguns conselhos antes de recuperar dados apagados

 

O primeiro conselho em caso de problemas graves é cessar de imediato o uso da unidade onde os dados estão armazenados.

Para ter mais chances de recuperação, é fundamental que não aconteça a regravação dos arquivos no espaço onde os dados originais foram apagados.

Outra recomendação é retirar a unidade de armazenamento e tentar a recuperação dos dados em um segundo equipamento.

 

 

Outro passo óbvio antes da tentativa de recuperação é comprovar se efetivamente os dados foram apagados, e não movidos ou perdidos na unidade. Revise a lixeira ou faça uma busca ao arquivo perdido. Se o arquivo estiver lá, basta devolvê-lo para o seu lugar original.

Vale a pena também buscar os arquivos no explorador de arquivos (tecla do Windows + X), selecionando o explorador de arquivos e Este Computador para utilizar o quadro de busca.

 

Uma vez comprovado o desaparecimento dos arquivos, chegou a hora de tentar recuperá-los.

Alguns serviços profissionais podem utilizar meios avançados de busca e recuperação de arquivos. Algumas dessas ferramentas são bem caras, e são reservadas para os casos críticos de empresas e profissionais.

Também é possível utilizar aplicativos comerciais de recuperação de dados. Para o grande público, há disponíveis ferramentas gratuitas que entregam bons resultados em diferentes tipos de unidade de armazenamento, exceto quando existem falhas críticas nas unidades, ou um elevado processo de regravação de dados nas áreas perdidas.

Todas as soluções funcionam da mesma forma: faça o download, instale e execute. É feito um escaneamento prévio da unidade de armazenamento, onde podemos ver o estado dos arquivos apagados que poderão ser recuperados de forma simples e funcional.

A partir daí, basta marcar os arquivos que te interessa, e o aplicativo tenta recuperar esses arquivos, que devem ser salvos em uma segunda unidade.

Uma boa forma de recuperar esses arquivos é utilizar cópias de segurança dos seus itens mais importantes.

Lembrando sempre que é possível encontrar ferramentas de terceiros que são capazes de recuperar boa parte dos dados armazenados em equipamentos de usuários domésticos e educacionais.

EaseUS Data Recovery Wizard Free é uma das ferramentas gratuitas que podem agir de forma eficiente e prática nas situações mais cotidianas, sempre e quando o caso de remoção e recuperação não envolva danos físicos na unidade de armazenamento, ou uma sobreposição de dados.

Para mais informações sobre esse software, acesse o site da EaseUS.