Como recuperar a senha do seu roteador que você esqueceu

Compartilhe

Usar senhas complexas é algo sempre bem vindo para maximizar a sua segurança. O problema é quando esquecemos essa senha.

Nesse post, mostramos alguns truques para recuperar o acesso à senha do seu roteador, em caso de perda ou esquecimento da mesma.

 

 

 

Consulte o manual e o adesivo do roteador

 

Todos os roteadores contam com um nome de usuário e senha padrão, que podem ser recuperados com facilidade caso você não tenha alterado esses dados antes. Em caso de esquecimento da senha do roteador, consulte o seu manual, pois nele está indicado os dados de nome de usuário e senha padrão do dispositivo.

Se você perdeu o manual do roteador, muito provavelmente vai encontrar o usuário e senha padrão do mesmo em um adesivo colado na parte inferior ou lateral do dispositivo. É claro que esse adesivo pode se desgastar com o tempo, e com isso os dados nele ficam ilegíveis.

 

 

 

 

Tente a combinação padrão de nome de usuário e senha

 

Todos os roteadores contam com nome de usuário e senha bem simples, e os dados são os mesmos para todas as unidades de um mesmo fabricante. “admin” é o nome de usuário mais comum, e a senha também pode ser “admin”, ou combinações simples como “12345” ou “00000”.

 

 

 

Procure pela senha no seu navegador web

 

A senha do seu roteador pode estar salva no gestor de senhas do seu navegador. No Google Chrome, clique no botão de menu em forma de três pontos na parte superior direita da interface, vá em Configurações > Privacidade e Segurança. Então, clique na seção Auto completar, onde tem um link para o item Senhas.

Uma pequena janela mostra todas as senhas salvas no Chrome. Selecione com o mouse a senha que você precisa e clique no botão para remover os asteriscos de segurança. Sua senha será exibida depois de uma confirmação de usuário no sistema operacional.

Se o seu navegador é o Firefox, vá no botão do menu na parte superior direita da interface para acessar o menu de Opções. Então, vá em Privacidade e Segurança > Usuários e Senhas e clique em Senhas Salvas para ver a lista de senhas armazenadas nesse navegador. Procure a senha do roteador e clique no pequeno botão para remover os asteriscos e exibir a senha.

 

 

 

Procure pela senha na internet

 

Obviamente, esse truque só vai funcionar se o seu roteador ainda contarem com o nome de usuário e senha padrão ou de fábrica.

Primeiro, procure pelo modelo exato para encontrar a seção de suporte do roteador ou uma cópia digital do seu manual de instruções. Assim, você deve encontrar o nome de usuário e senha padrão do seu modelo de roteador.

O site RouterPasswords é outra alternativa. Ele compila o nome de usuário e senha padrão da maioria dos modelos de roteador fabricados e vendidos no mercado.

 

 

 

Dê um reset no roteador

 

 

 

É o último recurso para recuperar o acesso ao dispositivo se todos os métodos anteriores falharem. Ao fazer isso, o dispositivo volta ao status de fábrica, o que exige uma reconfiguração completa.

Todos os roteadores contam com um pequeno botão de reset para o status de fábrica. Geralmente esse botão está na parte traseira do dispositivo. Utilize um clip ou um palito de dentes para pressionar o botão por alguns segundos com o roteador ligado. As luzes do dispositivo começam a piscar, indicando um resete em andamento.

Essas são as nossas dicas. E da próxima vez, salve a senha em um lugar seguro. Espero que esse post ajude na hora do sufoco, e compartilhe o artigo nas redes sociais, para que outras pessoas possam se beneficiar dessas dicas.


Compartilhe