Muita gente ainda usa impressoras em casa ou no escritório. E muitos desses usuários não sabem como reciclar os cartuchos de impressora, o que afeta negativamente o meio ambiente e o bolso dessas pessoas.

Cartuchos de impressora contam com plásticos, metais, espuma, tinta e toner. Essa combinação pode levar até 100 anos para desaparecer. Por isso, nesse post, contamos como você pode reciclar os cartuchos da forma correta.

 

 

Como reciclar os cartuchos e toners de impressora

É mais fácil do que você imagina. Primeiro, consulte em sua cidade os locais onde você pode depositar os cartuchos ou esses tipos de resíduos. Também vale a pena entrar em contato com o fabricante dos cartuchos ou da impressora, pois muitas empresas contam com os seus próprios programas de coleta de cartuchos de tinta e reciclagens.

 

 

Ganhe dinheiro reciclando

No caso das empresas, que gastam muito dinheiro com cartuchos de teinta e toners, a reciclagem pode resultar em um benefício econômico. Para cada 100 mil cartuchos reciclados, é possível reutilizar 9.5 toneladas de alumínio, 40 toneladas de plástico e 1.000.000 de litros de azeite. Muitas multinacionais podem ter um benefício econômico com a reciclagem de cartuchos, além de favorecer na redução da contaminação.

 

 

Recarregar e reutilizar os cartuchos

É uma forma mais barata para manter a impressora funcionando. Não há motivos para comprar cartuchos novos uma vez que é possível recarregá-los. Vá até uma loja especializada com o seu cartucho vazio, e um profissional responsável vai realizar o procedimento. Assim, você economiza mais da metade dos custos de um cartucho novo.

Você também pode comprar um cartucho remanufaturado. O fabricante troca os materiais desgastados de cartuchos usados e devolvem os mesmos ao mercado. Assim, voc~e tem um cartucho com o mesmo desempenho que um novo, mas que é 20% mais barato no valor final.

 

Como você pode ver, reciclar cartuchos de tinta é algo bem simples, e você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também o seu bolso, economizando algum dinheiro.