TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como reciclar o seu smartphone velho | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reciclar o seu smartphone velho

Como reciclar o seu smartphone velho

Compartilhe

Você já parou para pensar em quantos smartphones velhos estão parados na sua casa, já que você não faz nada com eles? Então… por que criar uma obsolescência de tecnologia, uma vez que você pode dar um fim mais nobre ao dispositivo que foi tão útil para a sua vida em um passado não muito distante?

Se não dá para doar o smartphone (o que seria o ideal, especialmente nesse momento, onde muitas pessoas que não contam com recursos financeiros precisam usar o telefone para trabalhar e estudar), que ao menos você dê um destino final mais eficiente, sem deixar os dispositivos acumulando poeira na caixa de sapatos no fundo do armário.

Reciclar smartphones faz muito bem ao planeta, e existem diversas iniciativas nesse sentido. Nesse post, vamos reforçar a importância da reciclagem dos telefones móveis (porque já falamos sobre isso aqui no blog), além das alternativas que estão ao seu alcance para reciclar esse dispositivo de forma correta.

 

 

 

Por que reciclar smartphones velhos é uma boa?

 

 

São mais de 1.5 bilhão de smartphones vendidos em todo o mundo por ano, e para cada dispositivo fabricado, um pouco de coltan é utilizado. Esse material foi batizado como ouro negro, e 80% de suas reservas se encontram no Congo.

E o Congo é um país que passa por vários problemas, como desequilíbrio sociopolítico, contrabando, exploração infantil e devastação do ecossistema, com milhares de espécies morrendo pela destruição do meio ambiente em prol da escavação das minas para extração do coltan.

Uma forma de evitar tudo isso é repensando de forma séria os nossos hábitos com o smartphone velho: doando, dando um novo uso ao dispositivo ou reciclando. Procurar manter o seu smartphone atual em uso (com você ou com outra pessoa) também é uma ótima alternativa, pois a compra indiscriminada de dispositivos só vai seguir gerando problemas nas áreas devastadas e saqueadas pelas grandes empresas e governos de algumas regiões do planeta.

Agora que você se convenceu que vale a pena reciclar o seu velho smartphone, vou mostrar algumas das alternativas que estão ao seu alcance para essa segunda vida acontecer.

 

 

 

Doar o smartphone para uma ONG

 

Se você não precisa de dinheiro para ajudar a pagar o seu novo smartphone (algo comum para quem vive trocando de dispositivo), a opção mais interessante é doar o velho telefone para uma organização sem fins lucrativos, que pode aproveitar melhor os benefícios de uma cadeia de reciclagem. O dinheiro obtido com o seu dispositivo pode ajudar (e muito) essas ONGs.

 

 

 

Entregue o smartphone em troca de dinheiro

 

Algumas empresas recebem o seu smartphone velho e pagam algum dinheiro por isso. Operadoras, redes varejistas e até alguns fabricantes contam com programas que compram os telefones velhos e enviam os aparelhos para centros educacionais, entidades assistenciais, etc.

 

 

 

Como reciclar o seu smartphone velho?

 

Se você vai doar o telefone para uma ONG, o telefone nem precisa estar funcionando. O que interessa aqui é recuperar parte dos componentes para fabricar outros dispositivos.

Faça o seguinte:

1) Faça uma restauração de fábrica, para deixar o telefone como ele veio da loja, excluindo dados pessoais e/ou arquivos.
2) Se o passo anterior não vai funcionar, não se preocupe: não há muito o que fazer nesse caso.
3) Abra seu telefone e remova os cartões SIM e cartões de memória que possam estar instalados no dispositivo.
4) Você não precisa enviar o telefone em sua caixa original. Você também não precisa entregar carregadores, fones de ouvido e outros itens.
5) Siga as instruções indicadas por cada organização, e despache o produto pelos Correios, ou entregue diretamente o telefone na sede da entidade (quando possível).


Compartilhe