TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como receber a One UI 5 com Android 13 no seu smartphone Samsung antes de todo mundo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como receber a One UI 5 com Android 13 no seu smartphone Samsung antes de todo mundo

Como receber a One UI 5 com Android 13 no seu smartphone Samsung antes de todo mundo

Compartilhe

A chegada do Android 13 tem como consequência o lançamento de novas versões dos softwares de outros fabricantes de smartphones com esse sistema operacional. É o caso da Samsung, onde os modelos top de linha já podem usar a One UI 5, mesmo em versão beta.

A Samsung é conhecida por ser generosa nas atualizações dos seus dispositivos, não apenas pelo longo tempo de suporte de software, mas também por ser uma das primeiras a entregar a nova versão do sistema operacional do Google.

É claro que existem certos inconvenientes que devem ser levados em consideração na hora de usar uma versão beta de um sistema operacional, mas se o usuário souber lidar com isso, ao menos poderá desfrutar dos benefícios que as novidades podem oferecer.

Neste artigo, vamos ensinar como você pode instalar o Android 13 com a One UI 5 no seu smartphone Samsung (compatível com o software) de forma bem simples.

 

O seu smartphone Samsung com Android 13

A primeira versão beta pública da One UI 5 baseada no Android 13 minimamente funcional com os modelos compatíveis com o software foi liberada pela Samsung ao longo do mês de agosto de 2022 e, para a infelicidade do usuário brasileiro, ela só está disponível para a Alemanha.

Mas este é apenas um dos inconvenientes que os usuários interessados em testar o novo software antes de todo mundo precisa superar. Antes mesmo de entrar em detalhes sobre o processo de instalação desse software, precisamos deixar claro qual é a “longa lista de dispositivos” (e eu espero sinceramente que você consiga detectar a ironia nas aspas) compatíveis com a beta da One UI 5 neste momento:

  • Samsung Galaxy S22
  • Samsung Galaxy S22+
  • Samsung Galaxy S22 Ultra

E é isso. A lista acaba aqui.

Na verdade, ela quase acaba aqui. Recentemente, os novos smartphones dobráveis dos coreanos, o Samsung Galaxy Z Fold4 e Samsung Galaxy Z Flip4, também entraram nessa lista de compatibilidade com a One UI 5 baseada no Android 13.

Porém, eu realmente me pergunto por que um usuário “comum” que pode pagar até R$ 15 mil vai querer instalar um sistema operacional inacabado em um caro smartphone.

De qualquer forma, os usuários mais corajosos ou interessados em testar a One UI 5 antes de todo mundo precisam saber algumas coisas sobre o Android 13 antes de prosseguir.

O download do instalador do sistema possui um peso total de 2.5 GB, e o software tem como mudanças de maior destaque o reconhecimento de texto para simplificar o procedimento de copiar e colar textos, um design do Material You mais trabalhado, uma maior otimização do software em relação ao hardware e um número maior de widgets, entre outros.

 

Como instalar a beta da One UI 5 no seu smartphone Samsung

Se você tem um smartphone compatível com a beta da One UI 5 com Android 13 e está munido de suficiente coragem para assumir as consequências dos seus atos, chegou a hora de instalar o software no seu caro smartphone da Samsung.

E, antes de prosseguir, é fundamental deixar aquele recado que me isenta de qualquer problema que você pode vir a ter durante o processo.

Nós do TargetHD.net só estamos apresentando como você pode realizar a instalação da beta da One UI 5 com o Android 13 no seu smartphone Samsung, mas não nos responsabilizamos sobre os efeitos colaterais que o seu dispositivo pode apresentar com este procedimento.

Estamos diante de um software que está inacabado, ou seja, que pode apresentar um comportamento que está bem longe de ser o ideal ou considerado adequado para uma versão estável do sistema operacional.

Logo, procure realizar esse procedimento em um smartphone que não é do seu uso diário, e faça um backup dos seus dados mais importantes. Caso contrário, assuma as consequências sozinho, pois eu não tenho nada a ver com a sua irresponsabilidade. Você acabou de ser avisado.

Dito isso, um dos obstáculos para a instalação da versão beta no dispositivo é o fato dos testes estarem disponíveis exclusivamente em um país da Europa: a Alemanha (e isso já foi mencionado neste artigo).

Ou seja, quando você embarca nessa aventura de usar a versão beta da One UI 5, você está assumindo a decisão de não mais receber as novas versões do sistema operacional de forma automática. Se quiser updates, terá que fazer isso manualmente, repetindo o processo que vamos descrever a partir de agora.

Isso acontece porque, em um determinado momento do processo de instalação desse software, o sistema utiliza os dados do SIM Card para reconhecer e localizar o dispositivo.

Em teoria, quando o procedimento chega neste ponto, fica impossível avançar no processo. Mas para todos os efeitos, deixo todo o procedimento que você precisa executar para ingressar no programa beta da One UI 5 com Android 13:

  1. Abra o aplicativo Samsung Members em seu telefone.
  2. Na parte superior da interface, deve aparecer uma área para registro de novo usuário no programa beta. Entre nessa área e realize o registro.
  3. Confirme a participação no programa e espere até receber o novo software.
  4. Após a confirmação (através de uma notificação), entre nos Ajustes do smartphone e acesse o item Atualização do Sistema.
  5. Selecione o item Download e Instalação, e aguarde a conclusão do processo.

 

Conclusão

Se você puder ter um pouco mais de paciência e esperar por mais algumas semanas, existe a “promessa” (nada oficial, por isso o uso de aspas) que a Samsung vai abrir o leque do programa beta para um número maior de smartphones e outros países.

Não há menção sobre quais países passariam a fazer parte do programa de testes dessa versão beta, mas vamos ficar atentos para eventuais novidades.

De qualquer forma, o objetivo principal deste post é mostrar que é sim possível testar a One UI 5 com Android 13 antes de todo mundo, e que o procedimento para alcançar esse objetivo é, em teoria, bem simples… para os usuários que contam com experiência e coragem para realizar os passos descritos neste post.

Para a grande maioria dos usuários que só desejam ter um smartphone funcionando normalmente e sem maiores problemas, eu recomendo que espere pacientemente pela versão final do software. Não precisa ter pressa ou mexer em time que está ganhando.

E boa sorte para todo mundo. Certo?


Compartilhe