TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como recarregar um iPhone em 9 minutos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Como recarregar um iPhone em 9 minutos

Como recarregar um iPhone em 9 minutos

Compartilhe

O sonho de todo usuário de iPhone é poder carregar esse smartphone mais rápido. E eu tenho certeza que qualquer pessoa que possui hoje um telefone da Apple tem no seu coração aquela inveja dos proprietários de telefones chineses que vivem esfregando na cara os dispositivos que conseguem carregar a bateria na metade do tempo.

Mas existe jeito para tudo nessa vida. Alguém conseguiu a façanha de fazer com que um iPhone lançado em 2017 recarregasse em um tempo recorde e inimaginável para os padrões da Apple.

É claro que essa pessoa teve que realizar a nobre arte da modificação do dispositivo original para alcançar esse objetivo. E esse post mostra como ele fez isso.

 

iPhone até tem a recarga rápida de bateria, mas… do jeito Apple de ser

Vamos colocar o assunto em perspectiva para entender melhor o tamanho da façanha alcançada neste caso.

Um iPhone 8 conta com um sistema de recarga rápida de 29W, o que já é muito para um telefone lançado em 2017. O problema é que essa velocidade de recarga de bateria só funciona na primeira parte do processo.

Na prática, o iPhone 8 leva 1h57 para recarregar 100% de sua bateria, pois o iOS desacelera o processo de forma proposital na metade final, até mesmo para preservar a integridade do hardware. E é bom que fique registrado que o telefone da Apple não é o único a fazer isso, já que outros telefones de diferentes fabricantes fazem a mesma coisa.

Pois bem, o canal Strange Parts publicou um vídeo no YouTube onde eles conseguiram a façanha de carregar esse mesmo iPhone 8 em apenas 9 minutos. E precisamos entender como eles conseguiram isso.

Já que não dá para aumentar o tamanho das baterias, que ao menos o processo de recarga seja o mais rápido possível. Foi com isso em mente que os fabricantes apostaram corrida (sem trocadilhos) para encontrar o processo de recarga de bateria mais rápido e eficiente do mercado.

Hoje, a tecnologia de recarga rápida permite que um carregador de 200W faça a carga completa de uma bateria de smartphone em apenas 10%. Mas isso está acontecendo em modelos específicos e preparados para isso.

O que não é o caso do iPhone 8.

 

Como recarregar a bateria de um iPhone em tempo recorde

Para alcançar esse verdadeiro milagre, o Strange Parts foi para o caminho mais óbvio: usar mais carregadores no processo de recarga do iPhone 8. Foram 100 carregadores conectados ao mesmo cabo, ou seja, 100 cabos paralelos unidos em um único conector Lightning. E se cada carregador entrega 1 Ampere, 100 carregadores forneceriam 100 Amperes, o que faria com que o processo de recarga fosse concluído mais rapidamente.

Isso não funcionou, é óbvio. Pelo contrário: o processo de recarga foi mais lento do que se utilizassem um carregador, levando 3 horas para ser concluído.

Isso aconteceu porque a bateria do iPhone conta com chips na área do conector Lightning que limitam a quantidade de eletricidade que podem receber. No caso do iPhone 8, essa energia está limitada a 1 Ampere.

Ou seja, era preciso saltar essa limitação do carregador para obter velocidades de recarga mais altas. Para isso, eles conectaram de forma direta a corrente elétrica na bateria, o que fez com que a velocidade de recarga subisse momentaneamente para 4 Amperes, mas logo depois voltasse a cair para menos de 1 Ampere, deixando claro que esse procedimento também não iria funcionar.

Por fim, a última alternativa que restou é justamente aquela que pode causar decepção naqueles que chegaram até este artigo com a esperança de encontrar soluções mais tangíveis para o seu problema de baixa velocidade de recarga no iPhone: eles trocaram a bateria do dispositivo.

O Strange Parts conectou quatro baterias de titânio de lítio diretamente na placa-mãe do iPhone, que foram adaptadas com um regulador de voltagem para serem compatíveis com o telefone da Apple. Essas baterias são recarregadas a 20 Amperes, e o procedimento levou 21 minutos para ser concluído.

Mas dava para melhorar ainda mais esse tempo.

Então, a bateria foi substituída por um super condensador que é recarregado a 47 Amperes. E foi justamente isso o que permitiu que o iPhone 8 recarregasse em apenas 9 minutos. Um recorde para qualquer smartphone da Apple.

O vídeo no final deste artigo precisa ser apreciado, não apenas porque é mais uma peça de tecnologia que você verá hoje. Vale a pena ver todo o processo de abertura da bateria, com todas as explicações aparecendo de forma muito visual e didática.

Agora, diante de todo o trabalho que o YouTuber teve para alcançar a recarga de bateria no iPhone em apenas 9 minutos, eu acredito que a grande maioria dos leitores vão se contentar em esperar duas horas em média para voltar a usar o seu telefone da Apple no dia a dia.

Por mais que seja possível alcançar esse objetivo, o procedimento não é dos mais viáveis. Até porque nem dá para colocar um super condensador na carcaça de um iPhone.

Logo, vamos aceitar o tempo que a Apple impôs para você voltar a usar o seu telefone normalmente. Enquanto você espera por essas duas horas, vá fazer qualquer outra coisa da sal vida: ver um filme, ler um livro, lavar a louça que está esperando na pia por três dias ou até mesmo fazer sexo.

A escolha é sua.


Compartilhe