TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como recarregar o seu smartphone quando não existe uma tomada por perto | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como recarregar o seu smartphone quando não existe uma tomada por perto

Como recarregar o seu smartphone quando não existe uma tomada por perto

Compartilhe

A autonomia de bateria dos smartphones é um dos temas mais importantes para os usuários desse tipo de dispositivo. Tanto, que os fabricantes estão procurando diferentes soluções para manter esse tipo de dispositivo longe da tomada.

Alguns desses novos recursos podem complementar as diferentes dicas que muitos de nós adotamos para expandir o tempo de uso do telefone longe do carregador. Mas nada impede que, de forma eventual, você fique sem bateria naquele momento mais importante.

Se isso acontecer e não existir uma tomada por perto, não se desespere. Ainda existem alguns truques que você pode utilizar para carregar o seu smartphone.

E vamos apresentar esses truques a partir de agora.

 

Carregue a bateria a partir de outro telefone, com ou sem cabo

Não ter uma tomada por perto não é um problema quando você tem amigos. Principalmente quando seu amigo tem um smartphone com as mesmas características que o seu telefone.

Se não existe uma tomada por perto, você pode recorrer a outro smartphone para recarregar o seu. Muitos telefones contam com baterias generosas e tecnologias embarcadas para se comportar como uma powerbank para outros dispositivos, e mesmo que tal método não seja a salvação da lavoura (até mesmo pela limitação da capacidade de bateria dos dispositivos), ao menos pode tirar você do sufoco nos momentos mais difíceis.

Existem pelo menos dois meios de estabelecer uma recarga de bateria de um smartphone para outro. Cada um desses métodos conta com características próprias e efeitos práticos que podem tornar o processo mais ou menos dinâmico e simplificado.

Aqui, o usuário deve escolher aquela alternativa que melhor vai atender as suas necessidades, considerando o cenário de momento.

Vamos começar pelo meio que oferece a recarga mais rápida para quem precisa salvar o seu smartphone da morte temporária naquele momento e sem muito tempo de espera.

 

Recarga reversa por cabo

É a alternativa de recarga mais disseminada entre os smartphones disponíveis no mercado pois pode aparecer nos modelos de smartphones top de linha e também de linha média ou intermediários.

Tudo o que é preciso neste caso é que o outro smartphone envolvido no processo conte com o recurso de recarga reversa, ou seja, onde a porta física que normalmente é utilizada para receber a energia elétrica se torne a emissora de energia para o seu telefone.

O método exige o uso de um cabo que vai conectar os dois telefones para o envio de energia de um dispositivo para outro. Pode ser um cabo USB-C para USB-C para dois smartphones Android, ou um cabo Lightning para USB-C se o telefone sem bateria for um iPhone.

Leve em consideração que o smartphone que vai atuar como powerbank neste processo precisa ser compatível com a tecnologia OTG (On The Go) para poder enviar a energia para o telefone que precisa ser recarregado.

Outro detalhe que precisa ser destacado é que o dispositivo que vai enviar energia para o telefone que precisa ser recarregado precisa ter, pelo menos, entre 20% e 30% de energia para o processo funcionar.

Ao conectar dois smartphones Android pelo mesmo cabo USB-C, aquele que contar com a maior quantidade de energia armazenada em sua bateria é o que vai atuar como carregador para o outro telefone.

Uma janela emergente vai aparecer, com as diferentes opções de uso dentro da conexão via cabo. Então, basta selecionar a opção de Recarga Reversa ou Carga inversa.

Se você conectar um iPhone ao smartphone Android que será responsável pelo envio de energia para o smartphone da Apple, a detecção sobre qual dispositivo precisa receber a energia é feita de forma automática, e o usuário não precisa selecionar nenhum tipo de opção para concluir o processo.

 

Recarga reversa sem fio

É o método mais utilizado pelos usuários que desejam uma maior praticidade na hora de recarregar a bateria do seu smartphone sem ter uma tomada por perto. A funcionalidade é mais comum de ser encontrada nos smartphones top de linha ou premium, pelas próprias características dessa tecnologia.

A carga sem fio reversa é a que permite que um smartphone compatível com o método de recarga sem fio também possa recarregar a bateria de outro telefone. Basta repousar o dispositivo que precisa receber energia sobre o telefone que vai atuar como base de carga.

Aqui, é importante levar em consideração que mesmo que o seu telefone conte com a funcionalidade de recarga de bateria sem fio, não existe qualquer garantia que o dispositivo será compatível com a tecnologia de recarga reversa. Você pode conferir essa compatibilidade através das opções de bateria do seu smartphone e, ainda assim, é necessário ativar a funcionalidade a partir dos Ajustes.

Outro ponto que você precisa ter em mente antes de utilizar o método de recarga reversa sem fio é que este é um procedimento muito mais lento que a recarga reversa por cabo, o que pode ser um incômodo para quem não tem muito tempo ou paciência para esperar a conclusão do procedimento.

Sem falar que você precisa alinhar os dois telefones em uma posição específica para que as bobinas dos dois dispositivos se alinhem para o procedimento funcionar, o que pode ser bem chato para algumas pessoas.

De qualquer forma, sempre que dois dispositivos compatíveis estiverem no mesmo ambiente, vale a pena ao menos usar do recurso para tentar salvar alguém do sufoco.

 

O último método? Ter uma powerbank sempre com você

Para mim, essa é a melhor alternativa para recarregar o seu smartphone quando uma tomada não está disponível. Porém, isso depende de uma adoção de hábito por parte do usuário para ter mais um item na mochila ou na bolsa durante as jornadas diárias.

Eu mesmo tenho pelo menos uma powerbank em cada uma das minhas mochilas (uma para o dia a dia, outra para viagens), e nunca fico sem bateria no smartphone por causa desse acessório.

Logo, eu recomendo que você pense na possibilidade de passar a carregar consigo uma powerbank para ter uma alternativa viável para recarregar o seu smartphone em qualquer lugar, principalmente em cenários onde utilizar uma tomada é algo impossível. Dessa forma, você não depende do amigo ou de outro telefone para dar uma sobrevida ao seu dispositivo.


Compartilhe