Como realizar uma captura de tela no Android e iOS

Compartilhe

A vida acontece aqui e agora e, para os momentos especiais das nossas vidas, utilizamos a câmera do smartphone para registrar esses momentos que precisam ser eternos (já que a nossa mente um dia pode falhar). Porém, alguns desses momentos acontecem na tela do nosso celular. E normalmente não dá para usar a câmera do dispositivo para fotografar o que está acontecendo na tela.

Se bem que eu já vi muita gente apelando para a gambiarra para salvar esse conteúdo. Vale de tudo, principalmente usar a câmera frontal do celular para tirar a foto da tela do dispositivo de frente para um espelho.

É preciso lembrar para esse povo que, apesar de toda a evolução nos sensores de câmera (e com as câmeras frontais atuais entregando resultados realmente muito bons), esses sensores frontais não são os mais recomendados para esse tipo de tarefa. Tá, na hora do sufoco pode até servir, mas a tendência é que a imagem da tela saia um tanto quanto borrada, com as informações em texto se tornando ilegíveis.

Em várias ocasiões, quando queremos guardar alguma coisa que é exibida na tela do smartphone, é muito mais prático fazer uma simples captura de tela para armazenar o conteúdo na sua galeria de imagens.

Tanto Android como iOS contam com uma função dedicada para tal recurso. O processo pode variar um pouco dependendo do telefone que temos, mas em linhas gerais, se resume a pressionar dois botões ao mesmo tempo.

Nesse post, mostramos como realizar o procedimento nos dois sistemas operacionais.

 

 

 

Como realizar capturas de tela no Android

 

O processo pode variar, dependendo da capa de personalização de cada fabricante. Pode ser um atalho no menu de notificações, um botão dedicado no menu ou um gesto na tela. Porém, existem duas formas “universais” para capturar a tela de um smartphone Android:

1. Pressionar e segurar ao mesmo tempo o botão de liga/desliga + volume para baixo;
2. Pressionar e segurar ao mesmo tempo o botão de liga/desliga + o botão Home (botão central).

 

 

O mais provável é que seja o primeiro método. Alguns fabricantes melhoram esse recurso com opções para realizar capturas de tela contínuas (para, por exemplo, registrar conversas no WhatsApp), mas se você quer apenas salvar o que a sua tela está exibindo, as formas são as descritas acima.

 

 

 

Como realizar capturas de tela no iOS

 

No iOS, vai depender do modelo de iPhone que você tem, já que os modelos iPhone X, XS, XS Max e XR não contam com botão Home. Dito isso, os passos são os seguintes:

No iPhone X ou superior: pressione e segure ao mesmo tempo o botão de liga/desliga + volume para baixo;
No iPhone 8 ou inferior: pressione e segure ao mesmo tempo o botão de liga/desliga + botão Home (botão na parte frontal).

 

 

Seja no Android ou no iOS, as capturas de tela são salvas na galeria do smartphone, e podem ser editadas, compartilhadas, apagadas ou qualquer outra coisa que você normalmente faria com qualquer imagem armazenada. Para se desfazer delas, a forma mais simples é usando o Files do Google no Android ou acessar o álbum Capturas de Tela no app Fotos do iOS.


Compartilhe