Como realizar uma boa medição de velocidade de internet | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como realizar uma boa medição de velocidade de internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como realizar uma boa medição de velocidade de internet

Como realizar uma boa medição de velocidade de internet

Compartilhe

Os testes de velocidade não mentem, e oferecem a verdade na hora em que o teste é feito. Tudo pode ser alterado por diversos fatores. O mais óbvio? Se outros dispositivos usam a mesma conexão e estão realizando downloads de dados naquele momento.

 

 

O segredo é evitar qualquer interferência que afete os resultados

A largura é a mesma, e é dividida entre todos os dispositivos conectados, tanto se você faz o teste via WiFi como por cabo. Por isso, é recomendado que você desconecte todos os dispositivos de internet, com exceção (obviamente) daquele que você está realizando o teste. Se isso não é possível nesse momento, ao menos tenha a certeza que não há nenhum download acontecendo em segundo plano, ou um aplicativo de streaming de áudio e vídeo aberto naquele momento (YouTube, Netflix, Spotify, etc).

O ideal é fazer a medição conectado no roteador via cabo, mas isso é impossível com um smartphone (algo também bem óbvio). Nesse caso, faça o teste ao lado do roteador, para garantir que as possíveis interferências de paredes ou obstáculos não afetem essa medição.

Não se esqueça também de evitar outros gargalos menos óbvios, como o desempenho do dispositivo ao realizar o teste em si. Ainda que você não utilize a internet, um PC que está realizando tarefas intensas em segundo plano durante um teste ou um smartphone com a potência muito baixa pode entregar resultados piores.

Por isso que no PC é recomendado fechar todas as abas abertas no navegador, com exceção da página de teste, assim como fechar qualquer aplicativo que pode interferir nos resultados. No smartphone, isso não é um problema tão sério, uma vez que o produto acaba realizando uma tarefa por vez.

Mais uma vez, insisto na importância de você utilizar um bom servidor no momento dos testes. A maioria dos serviços permitem a escolha de um servidor a partir de uma lista, ou seleciona automaticamente o servidor que está mais próximo de você. Essa escolha vai entregar a maior velocidade para a sua conexão para encurtar a rota que os dados devem passar a partir do seu dispositivo até o servidor e voltar.

Por fim, não fique com o primeiro resultado obtido. Repita o teste algumas vezes e, se possível, escolha diferentes servidores e até diferentes horas do dia para comprovar a possível saturação pontual da linha. Desse modo, você terá uma melhor ideia da velocidade de sua conexão.

 

 

O teste de velocidade é confiável?

Sim e não.

Ele conta a verdade da sua conexão durante o teste, mas essa verdade é mais confiável ou não quando você consegue reduzir todos os fatores adicionais.


Compartilhe