Como realizar chamadas em vídeo no Google Meet

Compartilhe

O Google Meet, serviço premium de chamadas de vídeo em grupo do Google, está temporariamente gratuito. Antes ele só estava disponível para uso empresarial via G Suite, e agora está aberto para qualquer pessoa, literalmente. E nesse momento, usuários comuns, professores, executivos, estudantes e quarentenados em geral estão se valendo dos benefícios da ferramenta.

Enquanto o Google Hangouts e Duo já estavam disponíveis para chamadas pessoais, o Google Meet suporta até 100 participantes em um único evento, contando com recursos como programação, compartilhamento de tela e legendas em tempo real.

O Google Meet exige uma conta Google para seu uso, e as chamadas em grupo contam com um limite de até 60 minutos. A gratuidade temporária da plataforma chega ao fim em 30 de setembro. Até lá você pode utilizar os benefícios completos da ferramenta sem maiores restrições. E a melhor parte: tudo de graça!

O aplicativo recebe vários recursos de proteção de privacidade em modo padrão, incluindo controles para o anfitrião (que pode aceitar ou negar a entrada de participantes na reunião e silenciar ou remover os participantes). Tais funções já o diferenciam do Zoom, que registrou um grande aumento de usuários com o início do isolamento social ao redor do mundo (o mesmo Zoom que enfrentou vários problemas de privacidade).

O Google entra assim na disputa com Zoom, Facebook, Skype e Microsoft que reforçaram suas propostas de chamadas de vídeo. A versão gratuita do Meet já está disponível, tanto no endereço web meet.google.com e nos apps móveis para iOS ou Android.

 

 

 

Como usar o Google Meet de graça

 

 

Para poder utilizar a versão gratuita do Google Meet, é preciso acessar a página do serviço e criar uma conta Google (se você tem uma conta do Gmail, esse passo não será necessário). Digite o seu nome, endereço de e-mail, país e uso primário da plataforma (pessoal, negócios, educação ou governamental). Aceite os termos de serviço e envie os dados para cadastro.

Se você já tem uma conta no Gmail, basta inserir as suas credenciais (nome de usuário, que é o seu endereço de e-mail do Gmail e senha), e já tem acesso à plataforma.

Uma vez inscrito, você já pode utilizar a versão gratuita do Google Meet. Para realizar uma reunião na plataforma, basta seguir os quatro passos abaixo:

 

1. Acesse o endereço meet.google.com (ou execute o aplicativo do Google Meet instalado em sue dispositivo iOS ou Android, ou inicie uma nova reunião através do Google Calendar).

2. Clique em Start New Meeting (começar nova reunião), ou introduza um código de reunião.

3. Escolha a conta Google que você quer usar na reunião.

4. Clique em Join Meeting (entrar na reunião). Você tem a possibilidade de agregar outras pessoas para a sua reunião.

 

E é basicamente isso. Realize a sua reunião no Google Meet sem maiores problemas.

Se você entende que a dica desse post ajudou a deixar a sua vida conectada um pouco melhor, inclusive entregando uma experiência de uso um pouco mais completa, passe essa ideia adiante. Quem sabe algum parente ou amigo pode encontrar nesse post a solução para um problema novo, patrocinado pelo tempo caótico que vivemos.


Compartilhe