TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como realizar a limpeza de final de ano no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como realizar a limpeza de final de ano no smartphone

Como realizar a limpeza de final de ano no smartphone

Compartilhe

Mais um final de ano se aproxima, e esse é o momento perfeito para realizar aquela limpeza no smartphone. Faxina geral mesmo.

Você vai entrar de férias do trabalho e da escola. Por conta disso (também), vai ficar com um pouco mais de tempo livre e não vai precisar ficar tanto tempo usando o smartphone para coisas importantes.

Por isso, vale a pena tirar algum tempo para remover aqueles conteúdos que ficaram ocupando espaço no dispositivo e que não serão mais úteis a partir de agora.

Neste post, temos um guia de limpeza dos smartphones para execução durante a pausa de final de ano. O seu telefone só tem a agradecer.

 

 

 

Eliminando vídeos e fotos

Vale a pena gastar algum tempo na galeria de fotos do smartphone para remover imagens e vídeos que você produziu ou recebeu através dos comunicadores instantâneos e redes sociais para se livrar de tudo o que não é mais necessário em 2022.

São justamente as fotos e vídeos os elementos que mais ocupam espaço de armazenamento no smartphone e, com o passar do tempo, o desempenho do dispositivo fica comprometido pela necessidade do sistema operacional ler tantas informações até chegar no arquivo que você realmente precisa.

 

 

 

As galerias de aplicativos

Alguns aplicativos como WhatsApp, Telegram, Snapchat e Facebook criam a sua própria galeria de imagens e vídeos que são enviados e recebidos pelos usuários. E esse conteúdo também acaba pesando no desempenho do smartphone.

Dedique parte do seu tempo para remover esse conteúdo. A melhor forma para fazer isso é utilizando um administrador de arquivos. Se o seu telefone não conta com um software desse tipo (normalmente o fabricante do smartphone tem uma solução própria), vale a pena instalar o Google Files, pois ele dá conta do recado.

 

 

 

Arquivos via download

Já que você está com o administrador de arquivos ou Google Files aberto, aproveite a oportunidade para eliminar aquele conteúdo que você salvou no telefone via download.

Para essa dica funcionar, é bem simples: basta abrir a pasta Download no smartphone e apagar todos os arquivos salvos dentro dela.

O ideal é que você faça essa limpeza pelo menos uma vez por semana ao longo do ano para não comprometer o desempenho geral do dispositivo. Mas se a eliminação geral acontecer no final do ano já está valendo.

 

 

 

Removendo a cache

Eliminar a cache do smartphone é importante para melhorar ainda mais o desempenho do dispositivo. Dependendo do aplicativo, manter essa memória temporária só serve para ocupar espaço de armazenamento e comprometer o desempenho do telefone ao longo do tempo.

Realize essa limpeza de cache dos aplicativos sempre e quando você perceber que o desempenho do seu smartphone está abaixo do esperado. Normalmente este procedimento ajuda a devolver a performance perdida em poucos minutos.

 

 

 

Restaurando o smartphone para as configurações de fábrica

Nos casos mais sérios, onde os problemas com o smartphone não podem ser resolvidos com os procedimentos anteriores, a última alternativa é restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica.

Pode ser uma decisão radical, pois vai apagar todos os dados armazenados no telefone (e, por isso, o backup dos dados pessoais é algo obrigatório), mas ao menos você segue a filosofia do “ano novo, vida nova”, com um smartphone pronto para iniciar um novo ano.


Compartilhe