Compartilhe

Proteger a nossa privacidade é a regra dos tempos atuais, e as senhas são ferramentas simples e eficientes para essa tarefa. Nesse post, explicamos como você pode proteger um pendrive com uma senha, garantindo assim que ninguém possa acessar ao seu conteúdo sem o seu consentimento.

Muita gente não sabe que isso é possível, e este é um processo que pode ser realizado de forma simples e de graça. Um pendrive é um dispositivo de armazenamento bem fácil de ser perdido. Por isso, é muito importante protegê-lo com uma senha segura, para evitar o acesso por alguém que pode encontrá-lo.

 

 

Como colocar uma senha em um pendrive com o Windows 10

 

 

O BitLocker é uma ferramenta criada pela Microsoft que está pré-instalado no Windows há pelo menos 10 anos (desde o Windows Vista). O aplicativo recebeu melhorias que tornaram o seu uso mais simples e mais confiável.

Para acessá-lo, procure pelo BitLocker na barra de menu do Windows 10. Se o aplicativo não aparecer, é porque ele não está instalado no seu computador. Você pode fazer o download e a instalação do app no site oficial da Microsoft.

Ao executar o BitLocker, vai aparecer uma janela onde você pode selecionar todos os dispositivos USB inseridos no computador com Windows 10. Aqui, procure pelo pendrive onde você quer ativar a ferramenta, e clique em Ativar BitLocker.

Espere por alguns segundos, e a ferramenta será ativada na unidade de armazenamento USB. O BitLocker oferece a possibilidade de proteger o conteúdo do pendrive com uma senha ou um cartão digital de desbloqueio da unidade. Escolha a melhor solução para o seu caso, mas a senha é a opção mais que suficiente para a maioria dos usuários.

O BitLocker permite que você salve uma cópia de segurança da senha em sua conta Microsoft, assim como a impressão ou salvar em um arquivo a ser armazenado em qualquer dispositivo ou outra unidade de armazenamento.

Depois, o BitLocker oferece a possibilidade de codificar todo o espaço de armazenamento do pendrive, ou codificar apenas a quantidade de espaço que ocupamos. O primeiro método é o mais rápido, enquanto que o segundo método é o mais seguro.

Agora, escolha o modo de codificação tradicional ou o novo método do BitLocker. O modo tradicional é mais compatível com computadores que utilizam diferentes versões do Windows, e é o mais recomendado.

Por fim, o software vai pedir a confirmação para iniciar o processo de codificação do pendrive.

E assim, de forma bem simples, você pode proteger um pendrive com uma senha utilizando o Windows 10.


Compartilhe