Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como proteger um documento do Word com senha

Como proteger um documento do Word com senha

Compartilhe

Muitas pessoas ainda se surpreendem com o fato da Microsoft, uma empresa que sempre foi tarada por dinheiro, oferecer uma versão gratuita do seu poderoso pacote de escritório Office, através do Office 365 (agora, Microsoft 365). Isso faz com que essa solução continue a ser uma das mais utilizadas do mundo.

A Microsoft se esforça para manter o Office em evidência, adicionando recursos, melhorando as funcionalidades atuais e até mesmo introduzindo novas tecnologias, como a Inteligência Artificial.

Mas alguns recursos mais básicos e relevantes ainda são desconhecidos por muita gente, como a alternativa para proteção de documentos do Word por senha.

Vamos explicar a partir de agora como você pode deixar aquele contrato ou projeto ainda mais longe daquele colega de trabalho que quer passar uma rasteira em você no escritório.

 

Como colocar uma senha em um documento do Word

O objetivo aqui é reforçar a privacidade do conteúdo de um arquivo, principalmente quando esse documento cai em mãos erradas, seja de forma acidental ou maliciosa.

Desse modo, seja para compartilhar os arquivos pela internet, para um eventual armazenamento na nuvem ou se vamos deixar o documento salvo no computador, podemos proteger as informações armazenadas. E isso sempre ajuda para aquelas pessoas que precisam lidar com conteúdos profissionais ou mais delicados.

Para proteger um documento do Word com senha, o procedimento é muito simples, e pode ser adotado por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de experiência ou conhecimento nos softwares do pacote de escritório da Microsoft.

Faça o seguinte:

  1. Abra o Microsoft Word, e abra o documento que você deseja proteger com senha.
  2. Agora, clique em Arquivo, no canto superior esquerdo da barra do menu principal do Word e, na sequência, clique em Informações, na barra lateral posicionada do lado esquerdo da interface de usuário.
  3. No menu que vai aparecer a partir da última seleção, clique no item para Criptografar com Senha.

Uma nova janela vai aparecer mostrando informações sobre os cuidados que você deve ter ao proteger aquele documento com uma senha. Se você tem certeza do que quer fazer, digite uma senha de sua escolha (e que você sabe que vai se lembrar dela no futuro), e clique em Aceitar.

Após a senha definida, você pode seguir trabalhando com o documento normalmente. Porém, uma vez que você decide encerrar o trabalho e fechar o documento, quando você voltar a trabalhar nesse texto, uma janela vai aparecer, pedindo que você digite novamente a senha que você configurou previamente. Essa será a única maneira segura para acessar o documento.

 

Tome cuidado ao proteger um documento com senha

Vale a pena deixar aquele aviso amigo sobre um aspecto importante do uso da senha para proteger documentos do Word.

Assim e como acontece com qualquer outra plataforma onde a senha é o elemento principal para autenticação ou proteção dos dados, é fundamental que você utilize uma sequência que seja de fácil memorização, ou que você salve essa senha em algum lugar seguro.

Se você esquecer a senha, você não tem como acessar o documento, e não existe nenhuma outra ferramenta que pode fazer com que essa informação seja recuperada, sob nenhuma circunstância.

Aliás, o próprio Word pede que você confirme a senha recém digitada, como uma questão de segurança e reforço da informação que você adicionou naquele documento.

Por isso, se você vai usar a proteção de um documento do Word por senha, vai fazer isso por sua conta e risco. Use o recurso de forma sábia, pois não nos responsabilizamos por eventuais problemas produzidos em função do fato de você esquecer a senha que você escolheu.


Compartilhe