TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como proteger um disco rígido externo com senha no macOS | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como proteger um disco rígido externo com senha no macOS

Como proteger um disco rígido externo com senha no macOS

Compartilhe

O mundo da informática não se resume ao Windows, e até os usuários do macOS também precisam de alguma ajuda. Por isso, a dica de hoje é voltada para eles. E está diretamente relacionada com a segurança dos dados armazenados no Mac. Sim, pois… acredite, se quiser: o sistema operacional da Apple não é perfeito.

Não adianta. Você pode até não concordar, mas as senhas ainda são a primeira capa de segurança contra crimes cibernéticos. E, se configuramos senhas para todos os nossos serviços online, precisamos fazer o mesmo no nosso disco rígido externo.

Pode não parecer, mas um HD externo é mais importante do que a unidade de armazenamento instalado no computador. É nele que estão todas as suas fotos, vídeos, músicas e conteúdos pessoais. É o backup para o que você tem de mais importante (para não dizer tudo o que você tem).

Por isso, é importante você começar a considerar a possibilidade de proteger o disco rígido externo com uma senha o quanto antes. E se você tem um Mac, dá para fazer isso, em um procedimento bem simples. Apenas leve em consideração que para colocar uma senha ou codificar o seu disco rígido externo, você precisa restaurar o disco, o que inevitavelmente resulta em perda de suas informações.

Logo, tenha em mãos outro disco rígido disponível, copie todas as informações e, uma vez que o processo for concluído, devolva os dados para o disco principal.

Feito isso, vamos conhecer todos os passos para o processo. As instruções a seguir são válidas para as unidades que estão prontas para terem seus dados restaurados no disco depois de realizar o procedimento de preparação da unidade.

 

 

 

Como proteger o HD externo com uma senha no macOS

 

1) Abra o aplicativo nativo de utilitário de discos: ele está localizado na barra esquerda; selecione o disco rígido com o qual você quer colocar uma senha.

2) Selecione a opção para apagar os dados: o comando está ba barra superior do menu de ferramentas, e é nesse passo que todos os dados do disco rígido serão eliminados.

3) Configure o disco rígido: na nova janela, coloque um novo nome para o disco rígido, e selecione a opção de mapa de partições GUID. Em Formato, selecione a opção com a palavra “encriptado”.

4) Selecione a senha: aqui, vai aparecer um anova aba, onde você precisa digitar a senha que vai proteger o seu disco rígido. Volte a digitar a senha para confirmar. Você ainda pode digitar uma dica de senha, caso você venha a esquecer a mesma. Clique em Selecionar, volte para a janela anterior e clique em Apagar.

 

O aplicativo vai iniciar um processo de restauração do disco rígido com as novas configurações. Aguarde por alguns minutos, e pronto: quando você voltar a utilizar esse disco rígido, será solicitada a senha para permitir o acesso às informações.

É fundamental que você memorize a senha ou a mantenha salva no seu chaveiro do iCloud, pois em caso de perda ou esquecimento, você não tem acesso aos dados armazenados no disco rígido, o que será uma tragédia tão grande quanto perder os dados para sempre.

No final das contas, esse tipo de procedimento é de simples execução. Basta você seguir atentamente os passos, e manter a senha salva e em segurança.


Compartilhe