TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como prolongar a vida útil do SSD no Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como prolongar a vida útil do SSD no Windows 10

Como prolongar a vida útil do SSD no Windows 10

Compartilhe

O SSD é um excelente meio para atualizar o seu computador, e se tornou com o passar do tempo um produto acessível para quem não quer gastar muito neste processo. Porém, ela tem uma vida útil definida por fábrica, que pode se esvair pelo uso do dia a dia.

Algumas tarefas de manutenção no Windows 10 podem ampliar a vida útil do SSD, e é sobre isso o que vamos falar neste post. Algumas ferramentas que já estão no sistema operacional podem ajudar nesta iniciativa.

O resultado desses procedimentos é não forçar o SSD com tarefas de acabam consumindo ciclos de leitura e gravação de forma desnecessária.

 

 

 

Desative o modo de hibernação

O modo de hibernação faz com que a memória do Windows 10 armazene as informações dos programas em execução no SSD, o que faz com que o computador volte ao seu status de uso muito mais rápido.

Mas isso faz com que os ciclos de gravação acabem se consumindo mais rapidamente, danificando o SSD a longo prazo. Para evitar isso, é preciso desativar o modo de hibernação.

Para isso, entre no Símbolo do Sistema em Modo de Administrador ou Windows PowerShell (Admin) e digite o comando “powerrcfg.exe/hibernate off” sem as aspas.

 

 

 

Modifique o arquivo de paginação

Quando um programa precisa de mais memória física que o sistema oferece, o arquivo de paginação armazena informações desses aplicativos no sistema de armazenamento.

Isso é feito para entregar RAM suficiente para não recorrer à memória virtual. Se você tem RAM de sobra, desabilite a função para evitar processos de gravação desnecessários no SSD, ou use um disco rígido mecânico para gerar o arquivo de paginação.

Para desativar a função, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito em Este Computador, e acesse Propriedades.
  2. Agora, selecione o item Configuração Avançada do Sistema.
  3. Na aba Opções Avançadas e, neste item, selecione Configurações > Opções avançadas.
  4. Agora, você vai modificar a memória virtual. Desmarque a primeira casa que administra automaticamente esses ajustes, marque o item Sem Arquivo de Paginação.

 

 

 

Desative a desfragmentação de disco

O SSD não possui partes mecânicas, de modo que a localização dos dados fragmentados não afeta o seu desempenho, e utilizar o desfragmentador só vai consumir ciclos que reduzem a vida útil da unidade.

Uma recente polêmica sobre uma falha no Windows 10 desfragmentava o SSD com maior frequência, causando a execução do comando TRIM em discos mecânicos (que não suportam essa função). A Microsoft já solucionou o problema, mas vale a pena desabilitar a desfragmentação nos SSDs de qualquer forma.

Para desativar o recurso, digite no buscador do Windows “Desfragmentar e Otimizar Unidades” (o recurso também pode ser localizado nos ajustes do sistema), e na janela que vai abrir, selecione o item para modificar as configurações, e desmarque todos os itens apresentados.

 

 

 

Recomendações adicionais

Mantenha o firmware do seu SSD sempre atualizado, e tente reduzir a manipulação de diferentes arquivos temporários e de cache do sistema, algo que pode ser feito pelo disco rígido mecânico, caso ele esteja presente no computador.


Compartilhe