Compartilhe

Um dos novos recursos do Gmail é a possibilidade de agendar ou programar o envio de e-mails. Algo bem útil para (por exemplo) aquelas pessoas que trabalham com diferentes fusos horários (meu caso). E nesse post, mostramos como você pode fazer isso.

O Google decidiu implementar um recurso que está disponível em outros clientes de e-mail de terceiros, e isso acontece para respeitar o bem estar digital de todos. Uma boa desculpa para não dizer que não liberou a funcionalidade antes porque a empresa não teve vontade.

 

 

Como programar o envio de e-mails no Gmail no computador

 

 

É bem fácil (mais fácil ainda no Chrome, para o qual o Gmail está “otimizado” – eu não concordo com esse termo; para mim, o Gmail piorou na usabilidade, mas isso é tema para outro post).

A seguir, o passo a passo:

– Clique no botão para redigir um novo e-mail, no canto superior esquerdo da tela.
– Crie o e-mail como outro qualquer, e clique na flecha que aparece junto ao botão Enviar.
– Entre as diferentes opções que vão aparecer, selecione Programar Envio.
– A seguir, selecione o dia e hora para o envio do e-mail.

Tudo pronto, você verá um banner que mostra o dia e a hora para a programação do envio da mensagem. Você pode voltar a programar o envio, e as mesmas opções de programação vão aparecer.

 

 

Como programar o envio de e-mails no Gmail no smartphone

 

 

Tem um funcionamento similar:

– Uma vez redigido o e-mail com todos os dados, clique nos três pontos em vertical ao lado do botão de envio. Depois, clique em Programar Envio.
– Várias opções vão aparecer. Realize a programação com a data e a hora para o envio.
– O próprio Gmail através de um banner no canto inferior da tela vai indicar que o e-mail está programado para envio na data e hora indicada pelo usuário.

 

 

Leve em consideração que…

 

O recurso ainda está com sua disponibilidade em estágio de adoção em escala global, e pode demorar um pouco para ficar disponível no seu Gmail. Além disso, o e-mail vai ficar na pasta Programados até que o seu envio aconteça.

Assim, é possível saber quais são os e-mails com envio programado, para uma posterior alteração, dispensando a necessidade de ter uma conexão de internet para programar o envio da mensagem. O novo serviço permite a programação de envio de mensagens para até 50 anos ou menos.


Compartilhe