TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como priorizar a rede 4G ou 5G no seu smartphone para economizar bateria | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como priorizar a rede 4G ou 5G no seu smartphone para economizar bateria

Como priorizar a rede 4G ou 5G no seu smartphone para economizar bateria

Compartilhe

Tudo bem, está bem mais lento do que todos nós gostaríamos que fosse. Mas o 5G está em expansão no Brasil. Quando este artigo foi produzido, todas as capitais brasileiras já contavam com redes de quinta geração ativas, e a cobertura só vai aumentar nos próximos anos.

Na maioria das cidades brasileiras, o 5G “pra valer” ainda não está ativo, e talvez você não queira utilizar essa rede neste momento. Ou melhor, não quer ver o seu smartphone alternando entre uma rede e outra o tempo todo, gastando a bateria de forma desnecessária.

Neste artigo, vamos mostrar com você pode manter o 4G como prioritário no seu smartphone, evitando que o dispositivo fique procurando as redes 5G. Ou o contrário: manter as redes de nova geração como a principal, já que você pode alterar as suas configurações a seu gosto.

 

Escolhendo o tipo de rede no iOS

Se você quer indicar ao seu iPhone que ele só deve se conectar nas redes 4G para economizar no consumo de energia do dispositivo, faça o seguinte:

  1. Vá para ‘Configurações’ > ‘Dados móveis’.
  2. Toque em ‘Opções’ > ‘Voz e dados’.
  3. Escolha uma das três opções disponíveis: 5G On, 5G Auto ou 4G.

Se você escolher o 5G Auto, o iPhone vai usar essa rede quando o consumo de bateria não for alto. No 5G Ativado, essa conexão será a escolhida sempre que ela estiver disponível, o que faz com que a autonomia de uso no dispositivo caia drasticamente.

 

Escolhendo o tipo de rede no Android

O processo no Android é semelhante ao encontrado no iOS, mas os passos podem variar um poco, dependendo da capa de personalização do fabricante. Aqui, estamos tomando como base o Android 13 puro do Google Pixel.

Faça o seguinte:

  1. Vá para ‘Configurações’ > ‘Rede e Internet’.
  2. Toque em ‘Internet’ e toque no nome da sua operadora.
  3. Toque em ‘Tipo de rede preferido’ e escolha uma das opções disponíveis: 5G, 4G ou 3G.

Dependendo do modelo do smartphone que você possui, a interface de usuário pode mostrar um botão para ligar e desligar o 5G de forma direta. E dessa forma, você não precisa alterar o tipo de rede. Basta desligar apenas o 5G e reconectar quando necessário.

 

Conclusão

Eu sei que a grande maioria dos brasileiros não poderão aproveitar as dicas presentes neste post em um primeiro momento. Mas eu tenho certeza que este artigo vai ganhar uma boa visibilidade em um futuro a médio e longo prazos.

Pode ter demorado mais que o desejado para que o 5G iniciasse o seu funcionamento na sua cidade. E, dependendo da região do Brasil em que você mora, pode levar até anos para a implementação dessa rede se tornar algo materializado.

O mais importante aqui é que o seu eu do futuro terá tempo o suficiente para economizar uma boa grana para comprar um bom smartphone compatível com as redes 5G. E o seu eu do presente até pode adquirir hoje um dispositivo já pensando no seu eu do futuro, contando com a compatibilidade com as redes de nova geração.

Afinal de contas, alguns fabricantes de smartphones estão lançando telefones que já contam com o 5G nas suas configurações nas linhas de entrada e intermediários, com preços competitivos e acessíveis para a maioria dos usuários.

Quem sabe você não encerra o ano de 2022 com um telefone novo e compatível com o 5G no bolso? Tudo depende de qual modelo você está procurando, e se a sua organização financeira vai permitir que você faça o investimento.

Se precisar de ajuda na pesquisa sobre qual deve ser o seu futuro novo smartphone com 5G, é só me procurar. Será uma enorme satisfação ajudar você nessa escolha.


Compartilhe