Como prevenir o roubo de dispositivos eletrônicos durante as viagens de férias | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como prevenir o roubo de dispositivos eletrônicos durante as viagens de férias | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como prevenir o roubo de dispositivos eletrônicos durante as viagens de férias

Como prevenir o roubo de dispositivos eletrônicos durante as viagens de férias

Compartilhe

Ao longo de todo o ano, muitos equipamentos informáticos, smartphones, tablets e outros gadgets são roubados ou extraviados. Mas durante o período de festas de final de ano e férias, o índice de incidentes com essas características aumenta de forma considerável.

As zonas de risco aumentam em aeroportos, estações rodoviárias, estações de metrô ou trem, restaurantes, hotéis e zonas públicas com grande circulação de pessoas. Muito provavelmente você está em viagem de férias nesse momento, e é de bom senso tomar alguns cuidados, principalmente se você é um profissional que não pode ficar totalmente desconectado, e precisa carregar o seu smartphone e notebook com você nas férias (o meu caso).

 

 

Como prevenir o roubo de dispositivos durante as férias de final de ano

Além dos danos econômicos diretos com a perda do hardware, deixar o dispositivo nas mãos de terceiros significa expor os seus dados pessoais, financeiros ou profissionais, incluindo senhas para acesso a serviços de internet. E o prejuízo aqui pode ser incalculável.

Por isso, vale a pena revisar algumas medidas de proteção que são básicas para evitar o roubo e o extravio de equipamentos, minimizando assim o impacto das perdas ou, quem sabe, ter a chance de recuperar tudo em um momento posterior.

 

– Nunca deixe seu computador em exibição em locais públicos enquanto você não estiver utilizando o equipamento.
– Guarde a nota fiscal de compra como prova essencial para apresentar uma denúncia em caso de roubo ou perda.
– Registre todos os dados no laptop ou dispositivo móvel, especialmente seu número de série e endereço MAC, um identificador que identifica o módulo de rede, que é uma informação única.
– Você pode fazer uma marca discreta no seu aparelho e registrar uma fotografia dele para mostrar inequivocamente que é sua propriedade.
– Você também pode incluir um adesivo com seu nome e número de celular para que possam entrar em contato com você em caso de perda.
– Certifique-se de fazer backup de todos os seus dados antes de viajar para as suas férias ou se você faz muitas viagens a trabalho.
– Mantenha seus arquivos mais valiosos em pastas criptografadas, e se você usa serviços de armazenamento online, mantenha suas senhas seguras.
– Active os sistemas de segurança incorporados no seu computador, tais como um leitor de impressões digitais ou senha de desbloqueio.
– Bloqueie o acesso à BIOS e à conta do administrador com a senha mais forte que você puder criar.
– Avalie a contratação de um seguro específico em caso de roubo ou perda. Um seguro padrão não costuma incluir o roubo na cobertura.
– Ative sistemas anti-roubo específicos como o Intel Anti-Theft que impede o computador de inicializar no bloqueio de hardware (CPU/Chipset/BIOS/Drivers) e também impede o acesso aos dados na unidade de armazenamento.
– Qualquer dispositivo móvel Android conectado a uma conta Google pode ser localizado através da aplicação “Encontrar o meu dispositivo”. A Apple também tem um serviço similar e é conveniente ativá-lo durante as viagens de férias.


Compartilhe