Saber como preparar o smartphone para a venda é algo importante e útil para várias situações. Tanto para vender como para reconfigurar o dispositivo em casos de lentidão. Ou para doá-lo para um familiar.

Nesse post, mostramos como você deve proceder para preparar o smartphone para uma futura venda ou doação.

A forma mais fácil de apagar todos os dados e configurações do smartphone, devolvendo o mesmo ao status que veio de fábrica. Mas outros métodos igualmente eficazes (mas menos lineares) podem ajudar.

Mas siga os procedimentos descritos abaixo.

 

 

1. Elimine métodos de bloqueio de tela

Para evitar que o smartphone Android fique bloqueado pelo reconhecimento facial, PINs, padrões e impressões digitais, antes de formatar, remova todos esses recursos.

 

2. Elimine as contas do usuário

Antes da formatação, remova todas as contas de usuário e apps de serviços como Google, Facebook, Dropbox, WhatsApp e Instagram (entre outros), livrando o smartphone de logins automáticos nas suas contas.

 

3. Restaure para as definições de fábrica

No Android vá em Configurações > Sistema > Restauração. Depois, vá em Restaurar definições de fábrica (ou o seu equivalente). Leia todos os avisos do sistema e confirme o processo digitando o código de segurança ou PIN.

 

Restauração no iOS

Vá em Configurações no iPhone, escolha Geral > Restauração. Depois de digitar o PIN ou a senha Apple, o dispositivo inicia o processo de restauração.

Você também pode conectar o iPhone ao computador via iTunes e restaurar o smartphone para as configurações de fábrica.

 

 

Formatar em Modo de Recuperação (Avançado)

Esse método avançado é utilizado quando o dispositivo se recusa a iniciar ou ficou bloqueado em alguma tela ou aplicativo por algum motivo. Com o dispositivo desligado, pressione simultaneamente o botão de liga/desliga, o botão de aumento de volume e o botão Home (a combinação pode variar de acordo com o modelo escolhido).

O smartphone vai iniciar com uma tela em preto e mostrar um menu com letras pequenas. Aqui, escolha a opção ‘Wipe data/factory reset’, e depois em ‘wipe cache partition’. Depois selecione ‘Reboot system now’, e o smartphone vai reiniciar e ser formatado por completo.

 

 

Precauções que você deve tomar antes de formatar o smartphone

Faça backups de tudo o que você tem no dispositivo. No iOS, você pode usar o iCloud (se tiver espaço) ou via iTunes. No Android, você pode usar um método oferecido pelo fabricante, ou usar a cópia de segurança da Google.

Há vários apps gratuitos na App Store e na Google Play que realizam o backup e a restauração dos dados de todo o smartphone. Se você usa um cartão de memória microSD, retire o mesmo antes de vender o telefone.

Por fim, sempre deixe alguma energia na bateria antes de realizar o processo de restauração. Se o processo for interrompido por falta de bateria você terá que começar tudo de novo, e ainda corre o risco de perder dados importantes.